Dia dos namorados e Dia de São Valentim: como a data é comemorada em outros países

O amor é celebrado em todos os lugares do mundo anualmente.

Dia dos namorados e Dia de São Valentim: como a data é comemorada em outros países

O amor é celebrado em todos os lugares do mundo anualmente. Em alguns países, inclusive, quase que mensalmente, como é o caso da Coreia do Sul. Ao contrário do Brasil, que comemora o Dia dos Namorados em 12 de junho, a maioria dos países elegeu o dia 14 de fevereiro para festejar a data romântica. Dentre eles, Estados Unidos, México, Bulgária, Argentina, Itália e Japão.

Muitos países chamam a data de "Valentine 's Day" ou "Dia de São Valentim" - um padre romano que supostamente realizava casamentos escondido do imperador Claudio 2, que acreditava que homens casados não eram bons soldados. No entanto, Valentim foi descoberto e condenado à pena de morte. Na prisão, ele se apaixonou pela filha do carcereiro e se declarou em carta enviada para ela - dando início ao costume de trocar cartas na data. A história se passa no ano 270 d.C.

Diferente do Brasil, onde a data foi implantada por questões comerciais, já que junho é um mês fraco para vendas. A ideia veio do publicitário João Doria, pai do ex-prefeito de São Paulo João Doria Jr. Depois de escolher o mês, o dia foi definido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

O rito de trocar presentes não é o único seguido em celebrações da data. Pelo mundo, jogos, mistério e lendas movem comemorações.

Dia dos namorados: confira comemorações curiosas

Japão

O Japão possui duas datas para celebrar o amor: os dias 14 de fevereiro e 14 de março. Na primeira, apenas as mulheres presenteiam seus parceiros, já na segunda, conhecida como "White Day", somente os homens.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul ganhou destaque nacional por seus doramas e bandas de k-pop. E, em assunto de comemorar o amor, o país também se sobressai. O motivo é que os coreanos celebram quase todos os meses alguma data romântica.


Dia 14 de fevereiro - Valentine's Day;

Dia 14 de março - March White Day ou Dia Branco em Março. Data marcada para retribuição de presentes do Valentine's Day;

Dia 14 de abril - April"s Black Day ou Dia Negro de Abril. Nesta data, os solteiros se reúnem para comer jajangmueon - um macarrão negro típico do país;

Dia 14 de maio - May"s Rose Day ou Dia das Rosas de Maio. Nesta data, os casais se vestem de amarelo e trocam rosas. Além disso, os solteiros comem curry amarelo juntos;

Dia 14 de junho - June"s Kiss Day ou Dia do Beijo de Junho;

Dia 14 de outubro - October wine"s Day ou Dia do Vinho de Outubro;

Dia 14 de dezembro - December"s Hug Day ou Dia do Abraço de Dezembro.


Argentina

Assim como a maioria dos países, os argentinos também comemoram o Dia de São Valentim em 14 de fevereiro. Porém, outro período para celebrar o amor se destaca no país. Trata-se da "Semana de la Dulzura", ou seja, "Semana da doçura", que acontece entre os dias 1º e 7 de julho.

Neste período, é comum ouvir a proposta "una golosina por un beso", ou seja, "uma guloseima por um beijo". Além disso, faz parte da semana trocar demonstrações de carinho, como beijos e abraços, por guloseimas.

China

Na China, o Dia dos Namorados é celebrado no "festival Qixi", que acontece a cada ano em datas diferentes. Em 2023, os apaixonados irão comemorar a data - sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar chinês - em 22 de agosto. O evento também é conhecido como "Festival da Sétima Noite" ou "Noite dos Sete".

O festival segue a lenda de dois amantes separados pelas estrelas por pertencerem a classes sociais diferentes. No entanto, no sétimo dia do sétimo mês do calendário chinês, eles poderiam se rever.

É comum solteiros oferecerem frutas no festival Qixi e casais orarem por prosperidade.

África do Sul

Os apaixonados celebram o Dia dos Namorados também no dia 14 de fevereiro na África do Sul. No país, as mulheres costuram corações com o nome do amado em mangas de blusas para que depois os homens tentem descobrir quem são suas admiradoras.

Dinamarca

Assim como na África do Sul, um jogo que envolve mistério também move casais na Dinamarca no dia 14 de fevereiro. No país, eles seguem a tradição do Gaekkebrev, onde homens enviam cartões para mulheres do seu interesse. Porém, eles não são assinados. Já os casais trocam flores brancas e pães doces na data.

Escócia

Na Escócia, a data também é celebrada no dia 14 de fevereiro, mas o costume é totalmente diferente. Em um evento com a mesma quantidade de homens e mulheres, os solteiros devem colocar seu nome em chapéus. Depois, eles devem pegar o adereço e procurar quem é a pessoa com o nome escrito nele. Ou seja, o par será formado com base no nome que estiver no chapéu.

O evento pode resultar em namoro, amizade ou até casamento.

México

Quem não se recorda do episódio de Chaves em que se comemora o "Dia de São Valentim"? Neste dia, todos trocam presentes, incluindo amigos. É que no México celebra-se "El Día del Amor y la Amistad", ou seja, dia do amor e da amizade. No país, é comum casais saírem com amigos e trocarem presentes neste período.