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Gerson reforça proposta de uso do GNV no transporte coletivo no lançamento de política de incentivo ao gás natural

O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, voltou a defender a gradativa substituição dos ônibus do transporte coletivo a diesel por modelos com motor movido à GNV (Gás Natural Veicular ).


O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, voltou a defender a gradativa substituição dos ônibus do transporte coletivo a diesel por modelos com motor movido à GNV (Gás Natural Veicular ). Ao falar durante a solenidade de lançamento da política de incentivo ao consumo do GNV.
Gerson propõe que o Governo insira como contrapartida no convênio de repasse para a Prefeitura de Campo Grande da subvenção do passe dos estudantes das escolas estaduais , a substituição dos ônibus a diesel por modelo com motor a GNV. “Temos que começar avançar neste processo de troca do diesel por um combustível limpo, que produz 80% menos gás carbônico”, ponderou. Em resposta, o governador Eduardo Riedel mostrou-se simpático a ideia e garantiu que vai trabalhar para viabilizar o projeto.
Desde 2019 o deputado Gerson vem trabalhando na articulação das medidas de incentivo ao uso do gás natural que foram lançadas nesta quarta-feira. Este trabalho foi reconhecido pelo presidente do Sindicato dos Motoristas, Alfredo Orlando, presente à solenidade.
"Este projeto tem consequência direta no lado social e na vida dos motoristas de aplicativo.
A isenção do IPVA, dentre outros benefícios, vão permitir ao motorista conseguir até o seu 13° salário recursos para férias, pois ele terá mais dinheiro no bolso. Isto é acrescentar renda, levar dignidade ao trabalhador", afirmou.
As medidas
A política de incentivo ao consumo de GNV inclui a isenção do IPVA de veículos a gás natural; redução do ICMS de 17 para 12%,além de isenção das taxas do Detran para mudança na documentação dos veículos cujos proprietários fazerem a conversão para o gás natural. Atualmente os motoristas que optam por GNV precisam pagar R$ 100,96 na inspeção veicular anual, R$ 93,85 na autorização para mudar as características do veículo, assim como R$ 201,45 na inspeção após a instalação (kit) e R$ 290.08 para emissão do novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Ao todo a economia por veículo será de R$ 686,34. Estas isenções devem beneficiar 7 mil motoristas no Estado, tendo uma desoneração estimada em R$ 4,8 milhões ao Detran. Também será dispensada a multa para regularização dos veículos convertidos ao GNV.
Conforme cálculos do Governo, estas medidas representam um economia de R$ 10 mil ao longo de um ano, valor que corresponde ao custo de conversão do motor de uma caminhonete. Só a redução do ICMS do GNV reduziu em R$ 0,17 o preço do metro cúbico cobrado do consumidor, gerando uma economia de R$ 0,30 por quilômetro rodada. No caso do IPVA , a economia é de R$ 1.500,00, no caso de um veículo com venal de R$ 50 mil.

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