O encerramento 37º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) aconteceu nesta manhã, no Bioparque Pantanal. Participantes de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal estiveram no auditório em que foi realizada assinatura de protocolos, eleição da nova presidência da Abel e o lançamento do Código de Defesa do Consumidor em Miúdos. É a terceira vez que o Estado de Mato Grosso do Sul recepciona os integrantes das Escolas do legislativo e de Contas de outros estados. Nesta edição, a apoio é do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) e da Câmara Municipal de Campo Grande.
A deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, falou sobre sucesso do encontro. "Agradeço aos nossos grandes parceiros. O Tribunal de Contas, a Câmara Municipal, e o apoio que o nosso o presidente Gerson Claro [PP] deu para que o evento acontecesse, e que fosse um sucesso. Ontem, tivemos 16 diferentes propostas apresentadas pelas escolas, que contribuíram muito para sabermos que o que der certo em outro Estado, pode também ser feito aqui. É a Escola do Legislativo e de Contas trazendo a educação legislativa e ainda provocando a cidadania que precisamos tanto em nosso Estado", declarou.
Florian Augusto Coutinho Madruga, que presidiu por 20 anos até a data de hoje a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, exaltou o evento realizado. "Nosso sentimento hoje, em relação a Mato Grosso do Sul, é de uma gratidão permanente pela organização deste evento, por tudo ter dado certo, pela organização da sessão de instalação, que aconteceu na Assembleia Legislativa finalizando nesse espaço lindo que é o Bioparque do Pantanal. Tudo deu certo, não houve falhas. Sobre a Abel, que começou em 2003 no Senado Federal, com cinco escolas do legislativo e de contas, agora conta com 357 funcionando permanentemente. É um caso de sucesso, pois tudo na vida depende de educação", relatou.
Florian Madruga recebeu homenagens na despedida da presidência da associação. Uma delas foi uma placa que terminava com os seguintes dizeres: "É o grande peregrino da Educação Legislativa no Brasil". Outra homenagem foram palavras que representavam seus 20 anos a frente da Abel, impressas em uma camiseta. Momento de emoção em que os integrantes puderam homenageá-lo.
A emoção e o agradecimento não foi diferente para a fundadora da Escola do Legislativo em Mato Grosso do Sul, Dra. Marlene Figueira da Silva. "Há 20 anos, o Dr. Florian Madruga foi a pessoa que nos orientou, e nos conduziu a plantar uma semente em Mato Grosso do Sul, que hoje é a Escola Senador Ramez Tebet. Ele fez com que a gente crescesse na Educação Legislativa, meu agradecimento por toda a orientação que recebemos do senhor, e ainda continuaremos a receber. Tenho hoje o sentimento de dever cumprido e Mato Grosso do Sul poder sediar o encontro comemorando os 20 anos de nossa instituição e nossa escola que faz também 20 anos. Para mim que fui percursora de tudo isso, estou muito emocionada, nós somos um estado novo despontando na Educação Legislativa", concluiu.
Eleito para presidir a Abel, Roberto Lamari, diretor da Escola do Legislativo de Itapevi, em São Paulo detalhou a trajetória da Abel. "A Abel tem um passado e um presente construído pelo Dr. Florian, devemos muito a ele por conta de ele ter construído e consolidado a história da Abel em todo o País, é uma associação forte. Estamos fazendo no maior evento em Campo Grande. Que o que consolidamos que é a educação cidadã e legislativa, ideia continuar no crescente e continuar trazendo mais associados para a Abel. Evento onde todos se consagram, de amizade, gostam, bem acolhidos aqui e neste espaço maravilhoso hoje, momento muito importante por fazer um despedida para um figura que é extremamente importante para o Legislativo do Brasil", ressaltou.
Cartilha
Aloysio de Brito Vieira, coordenador de edições técnicas do Senado Federal e Diretor de Relações Institucional da Abel, falou sobre o lançamento da cartilha. "Lançada a cartilha hoje sobre o Código do Consumidor em míudos, a lei em quadrinhos faz parte de uma coleção que o Senado abraçou junto a câmara municipal de pouso alegre, é a sétima publicação em relação a isso e pretendemos lançar duas por ano. Tem sido um sucesso, uma mudança de paradigma, levando inclusive os pais a terem uma visão inovadora sobre o Poder Legislativo. Só se muda um país com a participação, conhecimento e educação", relatou.
Protocolos
Foram assinados nesta sexta-feira dois protocolos pela Abel, um com a Câmara de Dourados e a Abel, e outro com a Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços da Universidade e a Abel. Os projetos apresentados ontem e vencedores foram, na categoria Comunidade, a Escola do Legislativo do Amazonas, e na categoria Legislativa, a Escola Legislativa do Ceará, ficando o terceiro prêmio para a categoria melhor portal denominada aplicativo escola do parlamento, câmara municipal de Cotia, em São Paulo. Também foi aprovada a Carta de Campo Grande, documento elaborado pelos participantes.