Com a queda e o abandono do líder Fabio Quartararo na primeira volta, a classificação do Mundial ficou mais acirrada. A diferença do piloto francês da Yamaha para Francesco Bagnaia, segundo colocado, agora é de apenas dez pontos (211 a 201). Já Enea Bastianini chegou aos 163 pontos. No pódio, o terceiro lugar ficou com o espanhol Aleix Espargaraó.
Feliz com o primeiro lugar, Bastianini disse que foi para o tudo ou nada. "Não foi fácil. Cometi erros na prova, quase bati, recuperei. No final, quando estava lutando pelo primeiro lugar, tinha que tentar a ultrapassagem e consegui", afirmou o piloto que na próxima temporada será companheiro de Bagnaia na Ducati.
Após perder a chance de emplacar a quinta vitória seguida na última volta, Bagnaia disse que a corrida foi muito disputada. "A briga pelas primeiras posições aconteceram até o final e agora temos que trabalhar pensando no restante da temporada", comentou.
A corrida começou com um acidente logo na primeira curva envolvendo o líder do campeonato Fabio Quartararo. Ele sofreu uma queda ao perder o controle da sua moto e bater em Marc Marquez. Logo em seguida, foi a vez de Takaaki Nakagami também se envolver em um acidente e também abandonar.
Francesco Bagnaia, que fez uma boa largada, se manteve em primeiro seguido por Bruno Binder. Sem conseguir abrir uma boa vantagem na ponta, o piloto italiano da Ducati passou a ser pressionado. Primeiro por Miller, que chegou a ocupar a vice-liderança e depois por Bastianini.
A disputa se manteve, Bagnaia não suportou a pressão e viu Enea Bastianini fazer a ultrapassagem restanto 15 voltas para o final. Um erro na tomada de curva, porém, custou o primeiro lugar ao piloto da Gresini, que viu Bagnaia retomar novamente o comando da prova.
A briga particular ganhou ingrediente de tensão já que a diferença entre o líder e o segundo colocado era de quatro segundos. Nas voltas finais, a briga esquentou e vez. Bastianini voltou a ser mais agressivo e passou a tentar a ultrapassagem. Um pouco mais atrás Aleix Espargaraó foi para cima e conseguiu o terceiro lugar ao deixar Brad Binder para trás.
Na volta final, Bastinini fez a última investida, conseguiu buscar o primeiro lugar e comemorou muito a vitória na Etapa de Aragão.
Confira a classificação final da Etapa de Aragão
1º Enea Bastianini (Ducati) - 41min35s46
2º Francesco Bagnaia (Ducati) - +0,042
3º Aleix Espargaraó (Aprilia) - +6,139
4º Brad Binder (KTM) - +6,379
5º Jack Miller (Ducati) - +6,964
6º Jorge Martin (Pramac) - +12,030
7º Luca Marini (VR46) - +12,474
8º Johann Zarco (Pramac) - +12,655
9º Alex Rins (Suzuki) - +12,702
10ºMarco Bezzecchi (VR46) - +16.150