Campeonato de Xadrez do Jeres reúne mais de 100 alunos

O campeonato de Xadrez de Campo Grande, que acontece dentro dos Jeres (Jogos Escolares da Reme), conta neste ano com a participação de 107 alunos do 6º ao 9º ano, com 19 escolas envolvidas.

Campeonato de Xadrez do Jeres reúne mais de 100 alunos


Arthur Vale tem 11 anos e joga xadrez desde os 6 anos. O pai dele, o servidor público estadual Eliel Vale explica que o filho tem altas habilidades e o jogo ajuda-o a se socializar. "O Arthur tem dificuldade de se relacionar porque tem altas habilidades e com o xadrez, eu percebo que melhorou a interação dele com os colegas, ele consegue fazer amizades e é um jogo saudável".

De acordo com o chefe da Deac, Wilson Lands, o xadrez é importante para as crianças, pois trabalha a parte cognitiva e melhora a atenção do aluno. "Percebe-se que quando o aluno joga xadrez, ele se concentra melhor, presta mais atenção, melhora também a socialização com outras pessoas. São muitos ganhos".

Segundo o técnico da Federação Estadual de Xadrez, Ângelo Mendonça, os jogos ocorrem de acordo com o sistema da Federação Internacional Swiss Manager. Ele explica como acontecem os jogos. "Cada rodada tem 10 minutos e o vencedor sobe para outra rodada e, quem perde, desce. Daí sai o ganhador".

O professor de xadrez Rubens de Oliveira Mudo trabalha com alunos da Emei Eleodes Estevan, com crianças de 4 e 5 anos. Ele foi um dos responsáveis pela implantação do jogo nas Emeis em Campo Grande. "Os maiores jogadores de xadrez começaram no esporte com 4 anos e as crianças têm uma criatividade ótima. A gente trabalha com eles de forma lúdica, e como tudo é cálculo, a gente vai brincando e ensinando. Eles gostam muito".