AprĂĄtica de atividade fĂsica vai muito além do lazer, ela é essencial para a qualidade de vida. Quanto mais cedo essa prĂĄtica é incentivada e se torna um hĂĄbito, maiores são os benefĂcios para saĂșde. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a prevalĂȘncia de excesso de peso em crianças e adolescentes varia de 11,6% a 38,5%.
O Guia de Atividade FĂsica para a População Brasileira incentiva que crianças e jovens de 6 a 17 anos de idade incluam as atividades fĂsicas como prĂĄticas rotineiras. As recomendações são:
Normalmente, quanto maior a intensidade da atividade, maior é o aumento dos batimentos cardĂacos, da respiração, do gasto energético e da percepção de esforço. Independente da escolha, pratique atividades fĂsicas regularmente e evite o comportamento sedentĂĄrio.
Exige mĂnimo esforço fĂsico e causa um pequeno aumento da respiração e dos batimentos do coração. A pessoa consegue respirar tranquilamente e falar normalmente enquanto se movimenta.
Exige mais esforço fĂsico, faz respirar mais rĂĄpido que o normal e aumenta moderadamente os batimentos do coração. A pessoa consegue conversar, mas com dificuldade enquanto se movimenta.
Exige um grande esforço fĂsico, faz respirar muito mais rĂĄpido que o normal e aumenta muito os batimentos do coração. A pessoa não consegue conversar enquanto se movimenta.