PMNAS

Prefeitura realiza capacitação para efetivo da Guarda Civil que atua na Ronda Escolar da Reme

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta quarta-feira (26) o Curso de Formação Continuada para a Guarda Civil Metropolitana com foco nas equipes que atuam na Ronda Escolar e GCMs lotados em unidades de educação.

Por Midia NAS em 26/07/2023 às 18:24:30

A Ronda Escolar começou a atuar em 2023, com a finalidade de atender as unidades municipais de ensino no apoio à comunidade escolar, atuando no auxílio em travessias, mediação de conflitos, rondas de perímetro e externas, além de palestras de orientação.

"A rede de atendimento à criança e ao adolescente precisa funcionar de maneira integrada. Sem isso, não há atendimento de qualidade, já que a atuação precisa ter início, meio e fim. Por isso, o trabalho desenvolvido pela Semed com a Guarda Civil Metropolitana é de extrema importância", disse o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marcio Benites Anastácio.

Prefeitura realiza capacitação para efetivo da Guarda Civil que atua na Ronda Escolar da Reme
Foto: PMCG

Essa parceria tem dado certo e ganhado destaque nacional. Recentemente, o Projeto Escola Segura, desenvolvido pela Guarda Civil Metropolitana, foi classificado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para habilitação do Edital Escolas, que visa fortalecer as capacidades institucionais dos órgãos de segurança pública para atuação nas escolas. Foram 789 propostas, segundo a União, com 132 habilitadas, entre as quais está a capital sul-mato-grossense, na 12ª posição.

"A Ronda Escolar, instituída na atual gestão já apresenta frutos. Por conta desse projeto, estão previstos mais de R$ 900 mil destinados a aquisição de viaturas e equipamentos para os servidores, fortalecendo ainda mais esse trabalho", salientou o titular da Sesdes, Anderson Gonzaga.

Com a implementação da Ronda Escolar em abril deste ano, dez viaturas da Guarda Civil Metropolitana passaram a atender as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, exclusivamente, para reforçar as medidas de segurança nesses locais.

Para o secretário municipal de Educação Lucas Bitencourt, a parceria inédita entre as secretarias de Segurança e Educação é fundamental  para que se tenha agilidade na resolução de problemas e seja oferecido um ambiente mais tranquilo, seguro e humanizado à comunidade escolar.

"Quando uma família deixa o seu filho na escola, ela confia a nós seu maior tesouro. Hoje temos 111 mil alunos matriculados na Reme. Para trabalhar por melhores resultados em prol dessas famílias, pela primeira vez na história de Campo Grande, a Secretaria de Educação tem caminhado efetivamente de mãos dadas com a Guarda Civil Metropolitana, o que tem trazido resultados nunca antes alcançados", pontuou o titular da Semed.

"Com respeito a cada campo-grandense, e valorização aos nossos servidores, temos avançado com melhores entregas à população. Esta capacitação vem ao encontro das necessidades dos dias que vivemos e a Guarda Civil Metropolitana será referência e reconhecida nacionalmente no combate à violência contra as nossas crianças e adolescentes", destacou a Prefeita Adriane Lopes.

Tags:   Campo Grande
Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2