Para evitar crimes na internet, AERMS reforça a importância da responsabilização das redes sociais

O Governo Federal determinou, nesta quarta-feira (26), que o Google e o Facebook retirem de suas plataformas propagandas falsas sobre o Desenrola Brasil.

O Governo Federal determinou, nesta quarta-feira (26), que o Google e o Facebook retirem de suas plataformas propagandas falsas sobre o Desenrola Brasil. O programa tem sido utilizado por criminosos como isca para aplicar golpes e fraudes bancárias. A situação reforça a importância da criação de medidas de enfrentamento às fake news.

O presidente da Aerms – Associação das Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul, Antonio Alves (Tunico), reitera que é preciso tomar providências contra a propagação de notícias falsas.

“Quando há uma discussão sobre a importância de regular as redes sociais, é sobre isto que estamos tratando. Não é sobre censura, de forma alguma, é sobre ter um ambiente mais seguro na internet, onde golpes como esses sejam evitados pelas próprias plataformas, que inclusive, são remuneradas por estes anúncios falsos", explicou.

Tunico defende que os usuários e as empresas devem ser responsabilizados pelos seus comportamentos nas redes sociais. Além disso, ele explica que os veículos mais tradicionais de comunicação, como Rádio e TV, seguem o que é definido pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em vigor desde 1980.

"Sendo que, os veículos de comunicação rádio e tv são regulados e como qualquer empresa possuem CNPJ e CPF local para serem responsabilizados, onde anúncios deste tipo não tem espaço, pois antes da exibição há uma análise cadastral e da propaganda”.

Outro exemplo recente de golpe nas redes sociais, é da marca Carmed em parceria com a fabricante de doces da marca Fini, que lançou um hidratante labial com cheiro e sabor de bala. Após o lançamento, o produto esgotou rapidamente, aumentando a busca pelo hidratante na internet, com isso, também houve aumento de golpes e fraudes nos sites de compras. Nas redes sociais da marca, diversas vítimas relatam o ocorrido e alertam sobre os golpes aplicados.