Entre os dias 25 e 26 de julho, diversas lideranças do território do Pantanal se reuniram na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, para uma capacitação sobre captação de recursos para projetos de desenvolvimento sustentável. A ação contou com cerca de 30 participantes dos municípios que compõem o bioma no estado, entre eles Aquidauana, Bonito e Corumbá, e foi desenvolvida por meio do programa Pró Pantanal.
Com o objetivo de fomentar a elaboração de projetos sustentáveis na região do Pantanal e apresentar as instituições formas para captação de recursos para custeio e manutenção dessas iniciativas, a capacitação também teve o intuito de conectar as entidades e incentivar que trabalhem em conjunto para o desenvolvimento sustentável da região.
"Essas entidades, em geral, têm várias iniciativas, mas muitas delas não conseguem ser executadas por falta de recursos para o financiamento. Então, esse é um primeiro passo que o Sebrae dá para possibilitar essa execução e que elas estejam juntas, na mesma sala, para produzir um grande projeto de desenvolvimento do Pantanal", afirma Rodrigo Carrijo Lino, consultor do Sebrae/MS.
De acordo com Rodrigo, como resultado da capacitação, espera-se que as entidades participantes possam desenvolver parcerias umas com as outras, formando uma rede de apoio, e que sejam amparadas por um mesmo método, alinhando os projetos para que eles possam contribuir uns com os outros.
"A expectativa é que a gente consiga caminhar juntos e entregar projetos de desenvolvimento, todos eles sinérgicos, para que não só cada um faça seu papel enquanto instituição, mas que a gente faça o nosso papel enquanto integrante de um território", complementa.
Presente no cotidiano das organizações, o processo para captação de recursos representa um desafio para muitas delas e ter um momento para se aprofundar no assunto foi o que levou Betina Kellerman, secretária executiva do Instituto Homem Pantaneiro, a participar da ação. "A gente já percebeu que desde 2020, principalmente depois dos incêndios, o país ou o mundo começou a olhar mais para o Pantanal. Então isso até repercute perante a captação de recursos e novas oportunidades de editais. Estamos com uma expectativa grande de ampliar essas oportunidades e os nossos projetos", declara.
Para Ariel Albrecht, turismólogo no município de Coxim e um dos participantes da ação, o curso foi uma oportunidade de trocar experiências com outros profissionais da área e adquirir novos conhecimentos.
"Muitas vezes a gente não fica sabendo do fundo, não fica sabendo do edital ou quando fica sabendo não estamos devidamente preparados para elaborar projetos dentro daquele escopo e com toda aquela riqueza que projetos de relevante interesse público requerem. Então, vou chegar no meu município e vou mudar um pouco o nosso modo de produção de idealização da ideia", relata.
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.