O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) interceptou na última terça-feira (5), um comboio de seis vans e um carro com carga avaliada em R$ 2 milhões de materiais oriundos de contrabando e descaminho. Os produtos com os mais conhecidos "muambeiros" veio do Paraguai e deveria abastecer o "comércio" informal ou até o formal, que também se vale de mercadorias vindas de compras com entrada ilegal no País.
Conforme o DOF, a ação aconteceu na MS-164, já no município de Maracaju e resultou na prisão de 26 pessoas entre eles, um casal de adolescente, ambos com 17 anos, que então são enquadrados como apreendidos.
"Os policiais faziam policiamento próximo ao Distrito de Vista Alegre, quando abordaram os veículos totalmente carregados com materiais contrabandeados. Os produtos eram transportados em carretinhas e nos interiores das vans", registrou a polícia.
O DOF apontou que todos os detidos afirmaram aos policiais na abordagem, que pegaram as mercadorias em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e levariam até Campo Grande.
Crimes
Além do contrabando e descaminho, que todos os 26 responderam, o condutor de um dos veículos também responderá por adulteração no sinal identificador veicular.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dourados, com os materiais apreendidos avaliados em R$ 2 milhões.
Os menores de idade foram entregues na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).