Transplante de órgãos, o "sim" que salva vidas
Em MS, número de captação sobe 125% no primeiro semestre de 2023 Mato Grosso do Sul mais que dobrou a captação de órgãos e tecidos no primeiro semestre de 2023.
Em MS, número de captação sobe 125% no primeiro semestre de 2023
Mato Grosso do Sul mais que dobrou a captação de órgãos e tecidos no primeiro semestre de 2023. É o que apontam os números da Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), quando se comparam os dados do mesmo período do ano anterior.
Foram realizadas 18 captações de órgãos e tecidos. Número muito maior do que o registrado no mesmo período em 2022, quando foram somente oito.
Com relação aos transplantes, os números também apresentaram um crescimento no semestre: foram um de coração, dois de medula óssea autogênica, 14 de rim e 97 de córneas. Em 2022, no mesmo período, 3 de rim e 120 de córneas.
Números positivos para este Dia Nacional da Doação de Órgãos, a ser comemorado no próximo dia 27 de setembro, e que revelam um importante trabalho de bastidores. Para a coordenadora da Central, Claire Carmen Miozzo, os motivos para esse aumento são vários, entre eles a diminuição de pacientes com Covid. "E também, intensificamos cursos e treinamentos com equipes médicas nos hospitais, pois são nesses ambientes que ocorrem a morte encefálica", explica.