Cotada para o STF, desembargadora cumpre agenda em Brasília com ministro de Lula
A desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Jaceguara Dantas, cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (27).
A desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Jaceguara Dantas, cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (27). Na agenda, projetos para a coordenadoria de combate à violência contra a mulher, sob responsabilidade dela no TJMS.
A agenda seria considerada comum, não fosse a possibilidade de a desembargadora de Mato Grosso do Sul ser indicada para substituir a ministra Rosa Weber, que se aposentou no Supremo Tribunal Federal (STF).
Jaceguara participou da agenda com um dos principais ministros do Governo Federal, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Ela estava acompanhada da deputada federal pelo PT, Camila Jara, que aproveitou a agenda para fazer campanha pela sul-mato-grossense.
"Estamos em campanha por uma mulher negra e de origem indígena no STF", postou a deputada federal na rede social. Apesar da campanha por uma mulher, o presidente Lula declarou que não levará em conta gênero ou cor na indicação para o STF.
A desembargadora de MS tem recebido apoio de diversas instituições e teria como concorrente, segundo a revista Veja, a promotora de Justiça da Bahia, Lívia Sant'Anna Vaz, juíza Adriana Cruz, do Rio de Janeiro, e a advogada Soraia Mendes, do Rio Grande do Sul.
Jaceguara Dantas foi nomeada desembargadora do TJMS por Reinaldo Azambuja no dia 21 de janeiro de 2022. Ela foi escolhida em uma lista tríplice, que tinha como concorrentes Esther Sousa de Oliveira e Antonio Siufi Neto.