A senadora Tereza Cristina (PP) e o deputado federal Beto Pereira (PSDB) são os únicos sul-mato-grossenses citados entre os mais influentes do Congresso Nacional.
A senadora é a única do Estado na lista dos 100 mais influentes, elaborada desde 1994 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Já o deputado federal Beto Pereira é o único do Estado na lista dos parlamentares em ascensão, um segundo grupo nesta classificação.
São considerados como “cabeças” do Congresso Nacional os políticos que demonstram capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, conseguem fazer uma boa leitura da realidade ou tem facilidade para elaborar propostas e colocar em debate.
Já o grupo em ascensão é ocupado por aqueles que têm buscado abrir canais de interlocução, criando os próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais.
A dupla de Mato Grosso do Sul estará em lados opostos na eleição do próximo ano na Capital, onde Beto Pereira será candidato a prefeito e Tereza será madrinha da prefeita Adriane Lopes (PP), que tentará a reeleição.
Confira a lista completa, desde a criação, aqui.