PMNAS

Série do Sebrae no Youtube destaca empresário da Feira Central de Campo Grande

Por Midia NAS em 26/10/2022 às 09:24:23

Dos 51 anos do empresário Sidney Yoza, mais da metade foram dedicados ao restaurante familiar localizado na Feira Central de Campo Grande. Essa história de dedicação e sucesso serve como inspiração para muitos outros empreendedores e foi ao ar na última segunda-feira (24), no canal do Sebrae/MS no Youtube. O episódio faz parte da série "Empresários que fazem história", que conta a trajetória de dez empresários locais, que começaram pequenos e construíram grandes empresas.

Veja no vídeo abaixo, que descendente de imigrantes, Sidney Yoza conta que os avós vieram no primeiro navio vindo do Japão para o Brasil e ao chegar aqui tiveram muitas dificuldades. "Eles vieram para trabalhar na agricultura, mas com uma ideia errada de achar que aqui teriam terra à vontade e que seriam proprietários. Mas, não existia terra. Eles foram contratados como a mão de obra braçal que substituiu o trabalho escravo na época", relata.

O empresário detalha que os avós tiveram que iniciar como pequenos agricultores e depois o negócio foi passado aos pais dele, que logo perceberam que a melhor forma de comercializar era por meio de feira. Então, surgiu a primeira barraca da família na Feira Central com a venda de verduras. Criado nesse ambiente, ainda no antigo endereço na Rua Abraão Júlio Rahe, o empresário explica que, em meados de 1985, a família partiu para o ramo da alimentação.

"Somos a segunda geração, trabalhamos por 20 anos na feira antiga. A venda era intensa e com um público direcionado, um comércio de comida popular", recorda. Segundo ele, a mudança do local da antiga feira para o atual foi traumática, contudo, transformadora. "Não tínhamos visão de empresários, mas de feirantes e o Sebrae foi fundamental nesse processo porque trouxe diversos cursos sobre manipulação de alimento, treinamento de funcionários e busca de equipamentos adequados. O Sebrae é um portal do empreendedor, para quem quer vender, quem quer fazer melhor", afirma.

Planejamento

Outro divisor de águas para ele e vários outros empreendedores da Feira Central foi a introdução do peixe no cardápio dos restaurantes. "Foi algo marcante, porque 90% das barracas não trabalhavam com peixe, não sabiam manipular, preparar, vender, servir, o que acompanhar no prato e o Sebrae trouxe para todos nós um chefe especialista em peixe que nos ensinou coletivamente a procurar o que queríamos vender, que tipo de peixe escolher, se ia ser frito ou ensopado. Hoje, a procura é tanta que virou prato obrigatório no nosso cardápio", destaca.

As inovações na carta de produtos são constantes. Embora o sobá seja o carro chefe do restaurante, o empresário mantém o planejamento de testar novos pratos e acompanhamentos. "O sobá original é com carne suína, mas passou a ser feito com frango, carne bovina e até dobradinha para atender o público diversificado. Fazemos o macarrão caseiro toda semana, nós que manipulamos, não tem nenhum produto químico, é sem conservante, sempre fresco para o consumo da semana. E isso nos rende, aproximadamente, 600 quilos de macarrão por mês", contabiliza.

Disciplinado, Sidney pontua que está sempre pensando sobre os investimentos futuros, em como almeja crescer, para onde quer expandir, qual público quer atender. Os filhos já trabalham na empresa da família ao lado do pai, mas a sucessão é algo que ainda amadurecem. "Se eles vão querem seguir a tradição, manter o negócio é algo que o tempo irá nos mostrar", comentou.

Sobre a satisfação da trajetória da família e da sua própria jornada, o empresário observa: "Quando estamos em um ambiente onde encontramos as pessoas e a satisfação delas em serem atendidas por você, saber que elas apreciaram o que você faz, que você faz da forma correta e elas voltam toda semana, isso é felicidade".

Empresários que fazem história

A série "Empresários que fazem história", protagonizada por 10 empresários locais, estreou no canal do Sebrae no Youtube em julho deste ano, como parte das ações comemorativas pelas cinco décadas de história da instituição. A campanha tem como objetivo ressaltar a importância dos empresários que movimentam a economia, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento local.

O projeto conta com empresários de grande relevância para o desenvolvimento da economia local, entre eles, Lindolfo Martin (Multicoisas), Thomas Filho (Thomaz Lanches), Paulo Menegazzo (Cantina Romana), Rogério Kerkhoff (Doces Momentos), Beto Pereira (Grupo Pereira – Comper/Fort), Ademir Francescon (Casa Colonial), Adilson Puertes (Studio A Móveis), Leandro Mariani (Posto Nikkei), Solange Brum (Boticário) e Sidney Yoza (Feira Livre). Acompanhe a série pelo Canal Sebrae/MS.

Fonte: Ascom Sebrae MS

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2