Sem frio intenso, nova frente fria favorece tempestades isoladas em Mato Grosso do Sul
Passagem terá intensidade fraca no Estado, com baixa significância na queda da temperatura
A previsão semanal para Mato Grosso do Sul indica altas temperaturas acima de 40°C e chances de tempestades isoladas, acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo. Uma frente fria de intensidade fraca favorece chuvas, mas não influencia na queda nos termômetros.
Entre esta segunda (2) e terça-feira (3), a região sudoeste e pantaneira devem registrar as maiores temperaturas do dia. Há possibilidade para ocorrência de pancadas de chuvas devido à combinação de ar úmido e quente. Localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Já de terça a quinta-feira (5), a análise do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê avanço de cavados, intenso fluxo de calor e umidade, além do deslocamento de uma frente fria fraca aliada com área de baixa pressão atmosférica, o que favorece a formação de chuvas, principalmente no sul, sudoeste, leste e norte do Estado.
Os índices mostram que é esperado chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Sem queda nos termômetros
Apesar da passagem da frente fria, não é esperado frio intenso, mas uma leve queda nos indicadores. Nesta semana, as temperaturas terão mínimas de 21 a 25°C e máximas de 38° na região sul e leste do Estado. Para as regiões norte, pantaneira e sudoeste, temperaturas mínimas entre 23-28°C e máximas de até 41°C. Em Campo Grande, mínimas entre 23-25°C e máximas de até 35°C.
Além disso, baixos valores de umidade relativa do ar variam entre 15 e 30%. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e,
pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60km/h.