Neste "Outubro Rosa", mês em que é realizada a campanha de prevenção à integridade da saúde da mulher no Município de Campo Grande – MS, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal, autor da Lei nº 5.303 de 2014 que instituiu a campanha, ressaltou a importância da prevenção através da realização de exames periódicos.
"Eu tive um câncer de próstata e só consegui a cura completa porque o diagnóstico foi precoce. Por isso, faço questão de lembrar que a prevenção é o melhor remédio na luta contra a doença. Fiz essa Lei da Campanha do Outubro Rosa em 2014 porque é muito importante levar a conscientização com orientações e a divulgação de regras básicas de cuidados à saúde. Na verdade, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento de qualquer doença, especialmente do câncer. No Brasil foram estimados 66.280 casos de câncer de mama em 2021, com um risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres", ponderou Carlão.
O presidente também lembrou do papel de conscientização institucional através da Câmara Municipal.
"Esse mês vamos iluminar a Câmara de Rosa em alusão a campanha e também colocarmos banners de divulgação no site da Casa camara.ms.gov.br, além de matérias na TV Câmara sobre o tema", disse.
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama e o câncer de colo de útero são os mais comuns entre as mulheres. A detecção precoce através de ações de rastreamento é a principal medida para a redução da mortalidade, sendo fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura.