Segundo Gizeli Motta, gerente da Gerência de Vigilância Socioassistencial , o formulário de pesquisa é bem completo e irá gerar dados sobre como vem sendo desenvolvidos os serviços socioassistenciais no município.
"Essa coleta de informações é fundamental para que o Governo Federal possa detectar as necessidades do município e fazer uma análise e estudo sobre os recursos financeiros enviados", frisou.
Plantão
A novidade do Censo deste ano é o Plantão Tira Dúvidas, que será realizado pela equipe da Vigilância Socioassistencial nos dias 19 e 20 de outubro, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, no auditório da SAS. De acordo com Gizeli, a força-tarefa será montada para atender coordenadores e técnicos das unidades e OSC'S.
A ideia é garantir que as informações sejam repassadas da maneira mais fidedigna possível ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, evitando dentro de cada serviço ofertado.
A vantagem do censo é que, baseado nesse estudo, temos um diagnóstico dos serviços ofertados em nosso município e podemos contribuir com o planejamento das ações da gestão", ressaltou Gizeli.
Por meio dos questionários, é possível elaborar instrumentos de planejamento, como o Plano Plurianual, Plano Municipal de Assistência Social e Plano de Ação de Assistência Social. O Censo Suas é preenchido por gestores municipais e estaduais e permite o acompanhamento dos serviços, programas e projetos promovidos pela gestão municipal e demais entidades e organizações.