Por vaga na Libertadores, Fortaleza pega Coritiba, pior visitante do Brasileirão
Após passar o primeiro turno na zona de rebaixamento, o Fortaleza reagiu de forma surpreendente no Brasileiro. O time já é o 10º colocado, com 45 pontos, a três do Atlético-MG, onde empatou sem gols na última rodada, que fecha o G-7 a zona de classificação da Pré-Libertadores. No melhor cenário, o Fortaleza está a dois do São Paulo, oitavo colocado, onde os clubes esperam um provável G8, já que Athletico-PR e Flamengo disputam o título da Libertadores e estão dentro do G-6.
Enquanto o Coritiba, briga contra o rebaixamento. O clube vem de um empate, em casa, contra o Internacional por 1 a 1 e ocupa a 15ª posição, com 35 pontos, a dois do Atlético-GO, que abre a zona de rebaixamento, Além do mais, os curitibanos ainda não venceram como visitante no Brasileiro. Foram 14 derrotas e dois empates em 16 jogos disputados.
Para o confronto, o Fortaleza terá a volta do trio Tinga, Caio Alexandre e Romarinho, que retornaram após cumprirem suspensão na última rodada. Deles, somente os dois primeiros são considerados titulares. A notícia ruim será a ausência do zagueiro Titi, suspenso.
Para sua vaga, Britez deve ser mantido entre os 11, já que da última vez foi improvisado na lateral direita com a ausência de Tinga. Quem também está fora é o volante Hércules, com um desconforto na coxa esquerda.
A questão tática contra o Atlético-MG foi elogiada pelo treinador Vojvoda, que fez algumas ressalvas. Principalmente com a falta da posse de bola, onde o clube, acostumado a jogar com a bola, teve apenas 31%, contra 69% do adversário.
"Destaco a disciplina tática do time diante do adversário com qualidade tática em todas as suas linhas. Então destaco o esforço físico, a disciplina tática, mas em questão do funcionamento com a bola foi abaixo. Será nossa tarefa melhorar esse aspecto" avaliou Vojvoda após o duelo contra o Atlético-MG.
Pelo lado do Coritiba, o técnico Guto Ferreira não terá o zagueiro Leandro Castán, fora pelo terceiro amarelo. Outro destaque será o atacante Fabrício Daniel, ainda entregue ao departamento médico do clube.
Por outro lado, Guto terá a volta do lateral direito Natanael, após cumprir suspensão contra o Internacional. Também retornam o volante Bruno Gomes e o atacante Cadorini, que não atuaram contra os gaúchos por força contratual.
Voltam a ficar à disposição o volante Willian Farias e o meia Robinho. Ambos foram liberados pelo DM e viajaram com o grupo. Outro que volta a ser opção é o atacante Adrián Martínez, o argentino ficou de fora na última partida, devido a limite de estrangeiros. Sem vencer fora de casa, o técnico Guto Ferreira quer virar a chave do Coritiba e fazer o time ser competitivo longe do Couto Pereira.
"A gente não pode ter só forte dentro de casa, tem que ser forte fora também. Temos dois jogos como visitante importantíssimos. Precisamos virar a chave, mudar o comportamento e o resultado" disse Guto Ferreira.