Os candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul, Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB), participam nesta quinta-feira (27) de debate televisivo, por volta das 21 horas. Os dois disputam o segundo turno das eleições no domingo (30).
O debate é promovido pela TV Morena, tendo como mediadora, a jornalista Lucimar Lescano. Neste encontro, os candidatos terão que administrar o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O tempo poderá ser utilizado e dividido da maneira como cada candidato preferir, mas não poderá ser "guardado" de um bloco para o outro.
No primeiro bloco, por exemplo, cada um dos candidatos ao governo receberá o tempo de 15 minutos. Se o candidato usar 1 minuto para fazer a primeira pergunta, terá 14 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.
O debate terá quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados.
A ordem de quem começará questionando e quem começará respondendo em cada bloco foi definida em sorteio.
O candidato que sofrer uma ofensa pessoal do adversário pode pedir direito de resposta. A solicitação deve ser feita em silêncio, levantando a mão para o mediador.
A produção do debate irá analisar o pedido. Caso o direito de resposta seja concedido, o candidato terá um minuto para responder às ofensas.
No primeiro turno, Capitão Contar recebeu 384.275 votos (26,71%) e Eduardo Riedel, 361.981 (25,16%).