Aplausos, atendimento médico e instruções: vídeo mostra embarque no 2º avião da FAB em Israel para retorno ao Brasil

Imagens mostram pessoas que conseguiram embarcar no segundo voo de resgate realizado pela Força Aérea Brasileira nesta quarta-feira (11).

Aplausos, atendimento médico e instruções: vídeo mostra embarque no 2º avião da FAB em Israel para retorno ao Brasil
Imagens mostram pessoas que conseguiram embarcar no segundo voo de resgate realizado pela Força Aérea Brasileira nesta quarta-feira (11). Advogado de MS decola de Israel em 2º voo de repatriação da FAB

Brasileiros que embarcaram no segundo voo da Força Aérea Brasileira comemoram o retorno ao Brasil em meio a guerra entre Israel e Hamas. Nas imagens, encaminhadas pelo sul-mato-grossense Ely Silveira, mostram o momento do embarque e os turistas dentro do avião da FAB. (Veja o vídeo acima)

A aeronave, com 211 passageiros, foi o segundo voo da FAB para resgatar brasileiros. O avião saiu de Israel e tem pouso previsto no Brasil para a madrugada desta quinta-feira (12).

Ely Silveira passou quatro dias no aeroporto de Tel-Aviv até conseguir deixar o país, que está em guerra contra terroristas do Hamas. O advogado tinha um voo marcado no momento em que aconteceu o primeiro bombardeio no sábado (7).

"Só gratidão por todo mundo que torceu e mandou energias positivas. Muito obrigado por tudo! Já estamos no avião, prestes a decolar com o coração apertado pela situação de Israel".

Brasileiros que estavam em Israel embarcam em avião da FAB para retornar para casa

Ely Silveira

Ely relatou que foi contato por telefone pela Embaixada Brasileira em Israel, que organizou o ponto de encontro e o transporte dos brasileiros por ônibus até a área de embarque.

O advogado ainda relatou os problemas de cancelamentos de voo que enfrentou durante o conflito. "Meu voo foi cancelado no sábado pela manhã, foi remarcado para o domingo à noite, novamente cancelado e agora consegui finalmente embarcar".

SAIBA MAIS

Ataques do Hamas, reação de Israel e mais: veja a cronologia do conflito

Entenda a diferença entre israelenses, palestinos e o Hamas

ACOMPANHE a cobertura em tempo real pelo g1

Funcionário da FAB dá orientações sobre o embarque de brasileiros em Israel

Ely Silveira

Conflito sem precedentes

10 de outubro de 2023 - Imagem aérea mostra Faixa de Gaza após ataques de Israel

REUTERS/Mohammed Salem

Os combatentes do grupo extremista islâmico armado Hamas conseguiram atacar 22 locais em Israel neste sábado (7). O ataque envolveu ações por terra e ar, o que levou as autoridades a declararem estado de guerra.

Milhares de foguetes foram lançados e, em comunicado, os militares de Israel afirmaram que "vários terroristas infiltraram-se no território israelita a partir da Faixa de Gaza". O grupo Hamas reivindicou o ataque e afirmou se tratar do início de uma grande operação para a retomada do território.

Segundo os serviços de emergência, mais de mil pessoas morreram em Israel e na Faixa de Gaza. Outras milhares de pessoas ficaram feridas.

Em resposta aos ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que seu país está em estado de guerra. O premiê lançou a operação "Espadas de Ferro" e convocou uma reunião de emergência com autoridades de segurança. O país convocou uma grande quantidade de reservistas.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: