O Parque Natural Municipal do Pombo, em Três Lagoas, se tornará o epicentro de uma iniciativa global de observação de aves neste sábado (14). O terceiro maior município de Mato Grosso do Sul, região Leste, divisa com estado de São Paulo, recebe o evento ‘Global Big Day’, considerado o maior do mundo nessa categoria, sendo realizado por pesquisadoras do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo.
O Parque do Pombo foi escolhido para esse evento devido à sua condição como um dos maiores complexos de preservação de vegetação e fauna do cerrado na região. A iniciativa visa fomentar o turismo de observação de aves, algo que não apenas preserva a biodiversidade local, mas também promove o desenvolvimento da economia local.
O ‘Global Big Day’ funciona de maneira simples, mas com um impacto significativo. Cada observador de aves cria uma lista das espécies que avistou e a submete a uma plataforma de ciência. Esse simples ato faz com que a pessoa se torne uma cidadã cientista, contribuindo para o aumento do conhecimento científico sobre as aves em todo o mundo. O evento visa responder a perguntas cruciais sobre quais espécies existem, quantas delas há e onde podem ser encontradas.
O evento, promovido pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, de Nova Iorque (Estados Unidos), desde 2015, tem ganhado força em todo o mundo. Em 2022, participaram cerca de 35.000 pessoas de 180 países, compartilhando cerca de 80 mil listas de espécies observadas em 24 horas.
MS sendo destaque
O evento projetará ainda mais Mato Grosso do Sul, que já tem sido destaque na iniciativa, registrando um grande número de espécies e pontos de observação de aves.
A ação dos amantes do setor do Estado, e amanhã no MS, reforça também ou ressalta demonstrando o potencial da região para o turismo e a pesquisa ornitológica.