Indígenas prometem invadir instituição e interditar rodovias contra mudança no DSEI
Indígenas da região norte e sul do Estado estão organizando manifestações em protesto contra troca no comando do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul.
Indígenas da região norte e sul do Estado estão organizando manifestações em protesto contra troca no comando do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul.
Ontem, o Governo Federal colocou Lindomar Ferreira na função que desde abril era exercida por Arildo Alves Alcântara.
Segundo Arildo, a troca foi realizada sem a anuência da comunidade indígena, que está enviando representantes para ocupar o DSEI. Além disso, estão programadas interdições em rodovias pelo Estado.
“Fomos pegos de surpresa com a notícia. Minha indicação foi feita pelo movimento, mas interferência política trocou o comando. Já passou o período que nós éramos tutelados. hoje temos doutores, advogados, médicos. Hoje indigenas sabem direitos e deveres. Queremos fazer reparte do protagonismo da nossa história”, justificou Arildo.
O agora ex-coordenador do DSEI afirma que nem o Ministério dos Povos Indígenas sabia da troca, que pegou todos de surpresa.
“Estão vindo lideranças de Nioaque, Aquidauana, Sidrolândia. Estão descontentes com indicação da politicagem do nosso Estado. Esta indicação não tem apoio dos Terenas e nem do Ministério dos Povos Indígenas. Ele foi mandado embora porque não se alinhou. Nem a ministra dos Povos Indigenas e a ministra da Saúde sabiam. Vamos o cupar o DSEI e fechar BR’s em protesto”, concluiu.
Novo coordenador
Lindomar já atuava no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde ocupava o cargo de diretor do Departamento de Promoção Política Indigenista na Secretaria de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas do Ministério dos Povos Originários.
Lindomar Terena, como é conhecido, nasceu na aldeia Argola da Terra Indígena Cachoeirinha, no município de Anastácio. Foi cacique da Aldeia Argola, suplente de vereador pelo PT, em Miranda, e coordenador do Distrito Sanitário Indígena do Mato Grosso do Sul.