Na nova sala, é realizado o curso de Informática Básica, ministrado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com 8h/aula e direito a certificado. O curso é aberto também a familiares de custodiados da Agepen.
Entre as participantes, a egressa R.G., 59 anos, garantiu que desde que saiu do regime fechado, há pouco mais de um ano, recebe atenção do Escritório Social, e vê na capacitação uma nova oportunidade. "Nunca é tarde para recomeçar, as portas estão abrindo para mim", agradeceu, revelando que também trabalha por meio de convênio do sistema prisional.
Durante a solenidade de inauguração do espaço na segunda-feira (16), a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Alves, reforçou a importância de conhecimentos em informática para inserção no mercado de trabalho. "Mesmo que atuem como autônomos, é um conhecimento essencial para qualquer trabalho. E a Agepen tem focado nisso, oportunizar capacitações que realimente preparam e com demanda para o mercado".
Presente na solenidade, o analista técnico de Relações com Mercado do Senai, Kayky Freitas Aguilhera, classificou a inauguração da sala e início do curso como "mais um sonho realizado”. "É um início de mais uma ação em conjunto com a Agepen, entre vários que já temos, este é mais um degrau que estamos alcançando", disse e ainda observou que a instituição vai realizar cursos no local durante um ano.
Também participaram da solenidade de inauguração o diretor-geral da Polícia Penal, Creone da Conceição Batista, o coordenador do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Rafael de Almeida Silva; as chefes de Divisão da Agepen, Rita de Cássia Fonseca (Assistência Educacional) e Elaine Cristina Alencar (Trabalho Prisional) e o assessor da Secretaria Executiva de Justiça da Sejusp, Aud de Oliveira Chaves, entre outros.
Fonte: Ascom Agepen