Agepen inaugura sala de informática para capacitar egressos e familiares

Para oferecer um novo espaço de inclusão digital e acesso às tecnologias para egressos do sistema prisional e seus familiares, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio do Escritório Social de Campo Grande, inaugurou uma sala de informática, onde serão realizados cursos na área.

Agepen inaugura sala de informática para capacitar egressos e familiares

Na nova sala, é realizado o curso de Informática Básica, ministrado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com 8h/aula e direito a certificado. O curso é aberto também a familiares de custodiados da Agepen.

Entre as participantes, a egressa R.G., 59 anos, garantiu que desde que saiu do regime fechado, há pouco mais de um ano, recebe atenção do Escritório Social, e vê na capacitação uma nova oportunidade. "Nunca é tarde para recomeçar, as portas estão abrindo para mim", agradeceu, revelando que também trabalha por meio de convênio do sistema prisional.

Durante a solenidade de inauguração do espaço na segunda-feira (16), a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Alves, reforçou a importância de conhecimentos em informática para inserção no mercado de trabalho. "Mesmo que atuem como autônomos, é um conhecimento essencial para qualquer trabalho. E a Agepen tem focado nisso, oportunizar capacitações que realimente preparam e com demanda para o mercado".

Presente na solenidade, o analista técnico de Relações com Mercado do Senai, Kayky Freitas Aguilhera, classificou a inauguração da sala e início do curso como "mais um sonho realizado”. "É um início de mais uma ação em conjunto com a Agepen, entre vários que já temos, este é mais um degrau que estamos alcançando", disse e ainda observou que a instituição vai realizar cursos no local durante um ano.

Também participaram da solenidade de inauguração o diretor-geral da Polícia Penal, Creone da Conceição Batista, o coordenador do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Rafael de Almeida Silva; as chefes de Divisão da Agepen, Rita de Cássia Fonseca (Assistência Educacional) e Elaine Cristina Alencar (Trabalho Prisional) e o assessor da Secretaria Executiva de Justiça da Sejusp, Aud de Oliveira Chaves, entre outros.

Fonte: Ascom Agepen