O sul de Mato Grosso do Sul está sob alerta de tempestade, com ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso vale para 25 municípios da região e é válido até amanhã (20). Outra região do Estado, a leste, também tem alerta de ventania de até 60 km/h.
Segundo o Inmet, a tempestade no sul pode provocar chuva de até 100 milímetros, o que pode causar alagamentos e transtornos. Entre os municípios afetados estão Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí e Novo Horizonte do Sul.
Já o alerta de ventania na região leste abrange 53 municípios, incluindo Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Sidrolândia, Ponta Porã e Nova Alvorada do Sul. Neste caso, as chuvas previstas são de 20 a 30 milímetros e podem causar danos em plantações e estruturas.
Nas últimas semanas, o Estado tem registrado tempestades pontuais e estragos em cidades do interior. Ontem, em Amambai, a 351 quilômetros de Campo Grande, a ventania de até 48 km/h derrubou árvores e destalhou estabelecimentos comerciais.
O Inmet mantém, ainda, o alerta de onda de calor em Mato Grosso do Sul, que deve perdurar até dia 21. A previsão é de temperatura 5ºC acima da média.