Mais de 156 milhões de brasileiros retornam às urnas neste domingo para escolher o presidente da República que comandará o Brasil pelos próximos 4 anos. Eleitores de 12 estados também votarão para eleger o novo governador.
Ao longo da programação, nos boletins da TV Brasil e rádios, confira informações oficiais sobre o andamento das votações, orientações para o eleitor e o voto dos presidenciáveis.
Além das páginas oficiais da TV Brasil, Agência Brasil e rádios Nacional e MEC, o público pode encontrar esses conteúdos nos canais EBC no Twitter, Instagram, Facebook e Youtube, nos perfis @tvbrasil, @agênciabrasil, @radionacionalbr e @radiomec. A interatividade também é marca da cobertura dos veículos nas redes sociais, por meio de hashtags como #TVBrasilnasUrnas, #AgênciaBrasilnasUrnas, #NacionalnasUrnas e #Eleições2022 (já usada pelo TSE).
Neste domingo, a programação jornalística da TV Brasil conta com uma cobertura factual nas ruas, tribunais eleitorais e nos estúdios da emissora pública. A partir das 6h55, horário de Brasília, serão veiculados boletins, de hora em hora, com informações ao vivo, direto do TSE, em Brasília, e dos tribunais Regionais Eleitorais do Rio de Janeiro e São Paulo. Repórteres da TV Brasil e das emissoras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) reforçam a cobertura. Por meio de flashes, os jornalistas detalham a movimentação nos locais de votação e compartilham informações úteis aos eleitores, como os principais acontecimentos envolvendo os candidatos à Presidência da República, entre outros conteúdos.
A partir de 17h, no estúdio de Brasília, os apresentadores Katiúscia Neri e Roberto Camargo comandam o noticiário especial de apuração das urnas, juntamente com o jornalista Paulo Leite, responsável por apresentar a atração direto do TSE, na capital federal.
Os três dividem a cobertura da contagem dos votos em todo o Brasil com as jornalistas Annie Zanetti, em São Paulo, e Munike Moret, no Rio de Janeiro.
Incrementam a cobertura, o giro de repórteres, boletins especiais, além de matérias de serviços ao cidadão e entrevistas com autoridades.
No estúdio do canal em Brasília, Katiúscia Neri e Roberto Camargo recebem o professor e cientista político Ricardo Caldas para análises e comentários sobre números apurados, resultados nas urnas, cenários políticos, entre outros temas relacionados ao pleito. Ainda durante o programa, um sinal sonoro, semelhante ao das urnas eletrônicas, anuncia em tempo real, com base nas informações da Justiça Eleitoral, o candidato eleito em cada estado e para a Presidência da República.
Número de eleitores e de urnas, horário da votação, entre outras informações gerais do segundo turno estarão pautadas na matéria de abertura da Agência Brasil, que começa os trabalhos jornalísticos às 6h. Ao longo do dia, repórteres e fotógrafos de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo vão às ruas para mostrar a movimentação de eleitores nas seções eleitorais.
Direto do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, a Agência Brasil também acompanha balanços e coletivas de imprensa. Setoristas do Judiciário e fotógrafos estarão atentos, em Brasília, à divulgação dos boletins do TSE e possíveis entrevistas, e repórteres de São Paulo conferem as novidades no TRE-SP.
Ao término do pleito, as equipes acompanham a contagem dos votos para presidente e para governador nos 12 estados em que haverá segundo turno. A partir das 17h, a Agência Brasil disponibiliza um painel de apuração em tempo real em seu site e, após a divulgação dos resultados, publica matérias com declarações dos candidatos eleitos a presidente e governadores.
Ainda ao longo da cobertura, o noticiário online divulgará o perfil dos dois postulantes à Presidência; reportagem sobre os estados em que haverá segundo turno, com um breve perfil dos candidatos a governador em cada unidade federativa; matéria sobre as oito cidades em que haverá eleição para prefeito além da votação para presidente e governador; um registro, com fotos, da votação dos dois candidatos a presidente; além de dados sobre abstenções, votos nulos e brancos.
A Rádio Nacional também marca presença, em rede, na cobertura do segundo turno das Eleições 2022, a partir das 6h55, com participação de repórteres da própria emissora e de outras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
A cada meia hora, flashes ao vivo informam a movimentação dos eleitores nas cidades e prestam serviços aos ouvintes desde a abertura até o fechamento das urnas. São registros com informações do TSE e locais com o TRE. E, às 17h, as rádios EBC entram em rede especial com a programação da TV Brasil. As emissoras Nacional FM, AM, Alto Solimões, OC da Amazônia e MEC AM e FM, informam a apuração ao vivo para o ouvinte. As transmissões de conteúdos sobre o pleito se encerram após o anúncio oficial do resultado.
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Saiba como sintonizar a TV Brasil
Agência Brasil na internet e nas redes sociais
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Como sintonizar a Rádio MEC
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS