Câmera que será usada na Lua está sendo testada em Lanzarote
A NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) estão desenvolvendo uma câmera especial para ajudar os astronautas a captarem imagens do nosso satélite natural durante a missão Artemis, que deve retornar os seres humanos à Lua em 2025.
A câmera, batizada de Handheld Universal Lunar Camera (HULC), foi projetada para ser resistente às condições extremas da Lua, como as temperaturas extremas e a poeira. Ela é equipada com lentes inovadoras capazes de captar fotografias e vídeo de alta qualidade.
Atualmente, a HULC está sendo testada na ilha de Lanzarote, na Espanha, com a ajuda do astronauta Thomas Pesquet.
"A câmara lunar será uma das muitas ferramentas que [os astronautas] terão de manejar na Lua, por isso tem de ser fácil de utilizar", disse Jeremy Myers, responsável pelo desenvolvimento da HULC. "O fator humano é muito importante para nós, porque queremos que a câmara seja intuitiva e não um obstáculo para a tripulação."
A HULC será uma ferramenta essencial para a missão Artemis, pois permitirá aos astronautas capturar imagens e vídeos do nosso satélite natural com detalhes nunca antes vistos.
Além da HULC, a NASA e a ESA também estão desenvolvendo outras tecnologias para a missão Artemis, como um rover lunar e um habitat lunar.
Leia Também: Novo estudo indica que Lua é mais antiga do que se pensava