O último final de semana antes do início da Piracema está dando trabalho para a Polícia Militar Ambiental (PMA), que já apreendeu ao longo dos últimos dias 19 embarcações e flagrou três acampamentos usados por pescadores na cidade de Dourados.
A ação aconteceu dentro da Operação Dia dos Finados, segundo as informações, vários petrechos de pesca ilegais foram encontrados. Ao todo, 47 pescadores foram abordados, sendo que todos esses tinham os documentos necessários para a prática.
Além disso, foram retiradas duas redes de pesca de dentro do rio, além de 45 anzóis de galho (petrechos proibidos) que estavam armados no curso d"água. Os infratores que armaram os petrechos não foram localizados.
A PMA reforça que as fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados do rio pelos policiais, especialmente, as redes.
O PMA ainda citou que há uma grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.
A Piracema começa, oficialmente, a partir do dia 05 de novembro em todos os rios de Mato Grosso do Sul, entretanto, já no dia 1º do próximo mês os rios Paraguai e Paraná já terão a pesca predatória vedada.