Ação de prevenção ao câncer bucal promovida pela Prefeitura atendeu mais de 350 pacientes

Cerca de 350 pessoas foram atendidas durante o "Dia D" de Prevenção ao Câncer Bucal, promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), nesta quarta-feira (08), na Praça Ary Coelho.

A coordenadora lembra que a identificação precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, considerando ainda que, em geral, o câncer bucal em seu estágio inicial não apresenta sintomatologia, por isso, a importância desta avaliação.

"Pacientes que têm diagnóstico precoce com tumores iniciais de câncer bucal e orofaringe possuem chance de cura superior a 95%. Desta forma, a identificação inicial de lesões é de fundamental importância para o tratamento", enfatiza.

Para o ano de 2023 são esperados 70 novos casos de câncer da cavidade oral em Campo Grande, sendo 50 para homens e 20 para mulheres, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2022, foram diagnosticados 89 casos de câncer de boca e orofaringe, sendo 67 em homens e 22 em mulheres, conforme levantamento feito junto ao Sistema de Informação de Câncer (SINCAN). A maior incidência está entre a faixa-etária de 50 a 74 anos.

Ao longo do mês, as equipes odontológicas da Rede Municipal de Saúde estarão promovendo ações de orientação e de diagnóstico nas unidades de saúde.