Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícias

44 mil escolas podem pedir recursos para Cantinho da Leitura

Agência gov De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda-feira, 6 de novembro, as secretarias municipais e estaduais de educação selecionaram 44.


Agência gov

De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda-feira, 6 de novembro, as secretarias municipais e estaduais de educação selecionaram 44.017 escolas para acessarem recursos que viabilizarão Cantinhos de Leitura nas salas de aula de escolas públicas. A assistência financeira em questão foi disponibilizada pelo MEC no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, mediante o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O número corresponde a 95,8% do total de escolas elegíveis (45.940) para a obtenção.

As escolas consideradas elegíveis para a solicitação do recurso atenderam a critérios específicos, como possuírem matrículas válidas em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental — conforme os dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2022, Unidade Executora Própria (Uex) —, além de estarem adimplentes junto à rede de ensino e devidamente cadastradas no PDD Web. â€¯ 

Números – De acordo com o balanço, 5.168 redes estaduais e municipais realizaram a seleção. Das 5.242 escolas estaduais elegíveis para o recebimento do recurso, 5.090 (97,1%) foram selecionadas. No âmbito dos municípios, as redes selecionaram 38.927 escolas (95,6%) dentre as 40.698 elegíveis.  

Por outro lado, 298 municípios, distribuídos em 15 estados, deixaram de realizar a seleção. A maior parte deles está concentrada nos seguintes estados: São Paulo (144), Rio Grande do Sul (65) e Goiás (26), sendo este último o único cujas escolas não foram selecionadas pela rede estadual. 

Confira o número de redes municipais que não selecionaram escolas: 

Fonte: Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Dados atualizados em 3/11/2023. 

Recurso – Ao todo, serão disponibilizados R$ 183 milhões para a implementação dos espaços de incentivo à leitura. As escolas pré-selecionadas podem solicitar o recurso até 10 de novembro, por meio do sistema do PDDE Interativo, indicando a forma de utilização dessa assistência financeira. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.  

Por: Ministério da Educação (MEC)

Educação Notícias Destaque-texto-1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!