A senadora Soraya Thronicke assumirá a presidência do Podemos em Mato Grosso do Sul no final deste mês. A partir do dia 30 de novembro, ela será responsável por comandar o partido para a eleição do próximo ano, no lugar de Sérgio Murilo.
A senadora mudou para o Podemos em junho deste ano, após briga interna pelo comando do União Brasil. A discussão estava na Justiça ainda, quando Soraya decidiu sair, após briga judicial contra o grupo da ex-deputada federal Rose Modesto, que acabou vencendo a batalha e ficando com o comando do União.
Soraya está na metade do mandato de oito anos no Senado e precisará disputar a reeleição na eleição de 2026. O Podemos estuda uma federação com o PSDB, que poderia levar a uma dobradinha desconfortável em Mato Grosso do Sul, onde Soraya é autora de uma ação contra o presidente do PSDB
Agora, Soraya terá a missão de eleger pelo menos 4 prefeitos (5%) em Mato Grosso do Sul e pretende fazer isso com o PSDB, hoje comandado por Reinaldo. No momento, o Podemos não administra nenhuma prefeitura no Estado.
Eleita no grupo mais ligado a Jair Bolsonaro, ela se afastou de suas bases e conquistou popularidade na disputa pela presidência, o que chegou a levantar possibilidade de ela concorrer em outro Estado. Todavia, ela assegura que vai disputar a eleição em Mato Grosso do Sul. Soraya também foi sondada para concorrer às Prefeituras de Dourados e Campo Grande, mas afirma que ainda não se decidiu.