O MDB de Dourados ainda não sabe se lançará candidato a prefeito em 2024. O deputado estadual Renato Câmara, presidente local do partido, diz que está como pré-candidato, mas somente os correligionários é que vão apontar se ele deve concorrer contra o atual prefeito Alan Guedes (PP), que buscará reeleição.
Em Campo Grande, o presidente do diretório, o ex-senador Waldemir Moka, já deixou claro que o partido apoiará o PSDB do governador Eduardo Riedel. Os tucanos têm o deputado federal Beto Pereira como pré-candidato na Capital e querem eleger prefeito principalmente nas maiores cidades do estado.
"Vamos buscar lançar prefeito, caso o partido queira candidatura própria, mas se o interesse for de apoiar um grupo, iremos discutir melhor", disse Renato Câmara ao Dourados Agora.
Derrotado nas eleições municipais de 2016 em Dourados, Renato Câmara ficou em terceiro lugar quando a aleita foi Délia Razuk, ficando Geraldo Resende na segunda posição.
Sem convicção de o partido lançar candidato a prefeito, o MDB de Dourados caminha para apoiar e até indicar o vice do PSDB, que tem como pré-candidatos os deputados estaduais Lia Nogueira e Zé Teixeira e o deputado federal Geraldo Resende. O ex-deputado estadual Marçal Filho (PP) deve retornar para o ninho tucano e entrar na disputa.
Renato Câmara diz que o MDB está fortalecido e está organizando a chapa de vereadores. Atualmente o partido tem dois parlamentares: Olavo Sul e Laudir Munaretto, mas a meta é a de captar mais dois vereadores com mandato na janela eleitoral de março, para fortalecer a legenda.
Sem data para reunir os emedebistas para debater as eleições, o partido deve deixar para o ano que vem as discussões sobre a corrida eleitoral, forte indício que o partido concentrará esforços somente em ampliar as cadeiras na Câmara.