Projeto 'mais saúde e menos filas' abre credenciamento para duas novas especialidades cirúrgicas em MS
Uma das especialidades, a que atende fissura labiopalatina, possibilita que os pacientes sejam tratados em Campo Grande (MS) ao invés de serem levados para SP, como acontece atualmente.
Uma das especialidades, a que atende fissura labiopalatina, possibilita que os pacientes sejam tratados em Campo Grande (MS) ao invés de serem levados para SP, como acontece atualmente. Projeto 'mais saúde e menos filas' abre credenciamento para duas novas especialidades cirúrgicas
Divulgação
O projeto 'MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila' abriu nesta segunda-feira (27) uma proposta de adesão para dois novos tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos, sendo eles para atender pacientes com fissura labiopalatina e realizar procedimentos para aplicação de espuma em varizes.
A Resolução publicada no Diário Oficial do Estado apresenta o valor de R$ 3.207.600,00 de recursos federais com previsão de execução do projeto entre os meses de novembro de 2023 a abril de 2024.
Com o atendimento a pessoas com fissura labiopalatina, os pacientes vão deixar de ser transferidos para Bauru (SP) e vão poder ser atendidos em Campo Grande. O tratamento completo para esta anomalia é multidisciplinar e requer uma equipe de profissionais especializados nas áreas de enfermagem, fonoaudiologia, odontopediatria, ortodontia, otorrinolaringologia, pediatria, neuropediatria, psicologia e serviço social, sendo o tratamento oferecido para todas as faixas etárias visando à integração, reabilitação e inserção na vida social e comunitária.
Já para a cirurgia do aparelho circulatório, com o procedimento de aplicação de espuma em varizes, estão dois tipos de procedimento, sendo o tratamento esclerosante não estético de varizes dos membros inferiores (unilateral) e tratamento esclerosante não estético de varizes dos membros inferiores (bilateral).
O período para que os municípios e os estabelecimentos de saúde contratualizados/contratados pelo SUS têm para aderir a nova proposta será de cinco dias úteis, a contar da data da publicação em Diário Oficial.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: