O governador Eduardo Riedel (PSDB) enviou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que muda a estrutura do Governo do Estado. A chamada supersecretaria, de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, comandada por Marcelo Miranda, será desmembrada.
A reportagem já havia antecipado que o governo estudava dividir a secretaria, mas Riedel acabou adiando a troca, que acontecerá agora. O governo vai transformar a secretaria em duas, criando a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).
A Secretaria de Cidadania será responsável pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários; Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude; Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência; Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas e Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários.
Já a Setesc ficará com as fundações de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORTE), Turismo (FUNDTUR), e Cultura. Marcelo Miranda deve permanecer à frente da Setesc e o governo estuda o nome para a Secretaria de Cidadania. A mais cotada é a adjunta da Setescc, Viviane Luiza.