A partir de 3 de janeiro a população de Dourados passará a receber vacina contra a dengue. A informação, da prefeitura de Dourados, é que pelo menos 150 mil pessoas com idades entre 4 e 59 anos sejam vacinadas. Serão fornecidas duas doses, no intervalo de 3 meses.
Conforme a secretaria de saúde de Dourados o município deve receber 300 mil doses da vacina. Parte dos imunizantes já está na cidade. As vacinas foram doadas pelo próprio laboratório que produz o imunizante, e devem ficar disponíveis para a população nas 33 unidades básicas de saúde da cidade. A vacina garante proteção por cinco anos.
O prefeito Alan Guedes dará mais detalhes sobre a imunização em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira.
Vacina
A vacina contra a dengue Qdenga é considerada cara e de aplicação muito restrita pelo Ministério da Saúde. Segundo o órgão, a incorporação do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS) traria um impacto de cerca de R$ 9 bilhões em cinco anos, considerando as faixas etárias de 4 e 55 anos propostas pela farmacêutica Takeda Pharma.
Atualmente, a vacina do laboratório japonês está disponível somente na rede privada. O imunizante foi aprovado em março pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a bula do imunizante aprovado pela Anvisa, a vacina não é indicada à população mais vulnerável a casos graves da doença, como crianças abaixo de 4 anos e idosos acima de 60 anos.