Uva-passa, chocolate e mais: saiba o que os pets não podem comer na ceia de Natal

Mesa farta, família reunida… e ali, no canto da mesa, estão sempre aqueles olhos "pidões" à espera de um pedacinho de comida.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Mesa farta, família reunida… e ali, no canto da mesa, estão sempre aqueles olhos "pidões" à espera de um pedacinho de comida. Para os tutores, pode ser difícil resistir à carinha dos pets, mas é necessário ter cuidado com os alimentos proibidos e liberados na ceia de Natal – e, é claro, durante o ano inteiro. Por isso, é importante saber o que eles podem ou não comer nas ceias de Natal e Réveillon. Segundo especialistas, as deliciosas comidas humanas não fazem bem aos bichinhos.

Para facilitar essa busca e garantir que os bichos não passem mal nesta época de confraternização, preparamos uma lista dos alimentos mais perigosos e com os riscos de cada um.

  • Panetone e chocotone: rico em gordura e carboidrato, pode fazer mal ao animal, principalmente se for chocotone. O chocolate é tóxico para os animais, causando até problemas neurológicos severos;
  • Uva e uva-passa: a fruta e a fruta seca são extremamentes perigosas para pets em qualquer quantidade. Estão relacionadas à doença renal aguda;
  • Tender/peru/frango: mesmo esses alimentos sendo proteínas e os animais carnívoros, é contraindicado esse tipo de ave devido aos temperos, condimentos e defumação, principalmente se incluir cebola, que é extremamente tóxica, causando anemia severa. Não ofereça nem mesmo os ossos desses pratos, pois já passaram por cozimento e, por isso, podem causar perfuração ou compactação no estômago e intestino;
  • Carambola: muitas famílias têm costume de fazer uma mesa de frutas farta e é preciso ter atenção redobrada com essa fruta. Ela é tóxica para os animais. Por conter alto teor de ácido oxálico, causa danos aos rins.

Os tutores podem oferecer frutas, como pera, maçã, mamão e melão, carnes de vaca, frango, peru ou cordeiro — sem ossos nem temperos — e legumes e verduras.

Para garantir que esse momento tão especial seja compartilhado entre donos e animais de estimação, a pet chef Thaisa Salles ensina duas receitas natalinas adaptadas a partir do método de alimentação natural para os bichinhos. Confira abaixo:

Salpicão

Ingredientes

  • Uma xícara de peito de frango cozido e desfiado;
  • Uma xícara de batata doce cozida e amassada;
  • Talos de salsão;
  • Maçã sem semente;
  • Cranberry a gosto

Modo de preparo

Comece cortando em pequenos pedaços os talos de salsão, a maçã e a cranberry. O ideal é que seja cortado em pedaços pequenos para facilitar o processo de digestão dos animais.

Em seguida, junte em uma panela o frango, a batata e os ingredientes picados. Bata tudo na mão e sirva.

A medida rende em torno de 500 g, o suficiente para dois cães de porte pequeno, ou um de porte médio.

Biscoito de coco

Ingredientes

  • ½ xícara de farinha de mandioca;
  • ½ xícara de farinha de coco;
  • 2 xícaras de farinha de arroz;
  • Uma pitada de canela;
  • Duas colheres de linhaça;

Modo de preparo

Por se tratar de uma receita sem glúten e vegana, para substituir o ovo e garantir a liga da massa, é necessário misturar duas colheres de linhaça com um pouco de água.

Feito isso, você deve bater até que fique em uma textura parecida com a de gel. É importante deixar a mistura descansar por cinco minutos.

Em seguida, junte a mistura com os demais ingredientes e mexa em uma bacia.

Para aqueles que desejam dar ainda mais um gostinho de Natal, a petchef recomenda colocar pedaços de frutas, como cranberrys e/ou blueberrys, e jamais uvas-passas.

Com a massa pronta, é só levar ao forno e servir em seguida.