Verdadeiro ou falso? Conheça alguns cuidados com a saúde bucal na gravidez
Operíodo da gestação é uma fase que exige cuidados com o corpo e saúde da mulher. Na semana do Dia Nacional da Saúde Bucal, o Ministério da Saúde reforça que esse cuidado envolve também maior atenção com a saúde da boca. A doença periodontal e a cárie, por exemplo, podem aumentar o risco de complicações na gravidez.
Dúvidas sobre a saúde bucal podem ser tiradas durante o atendimento odontológico, como uma das etapas de rotina do pré-natal. Os profissionais médicos e/ou enfermeiros da Equipe de Saúde da Família que fazem o acompanhamento da gestante devem encaminhá-la à consulta odontológica na mesma unidade de saúde ou em outra que ofereça atendimento de saúde bucal na Atenção Primária para que o cuidado ocorra de forma integral durante essa fase.
Conheça alguns cuidados:
- Toda gestante terá problemas gengivais
FALSO – Devido à presença exacerbada dos hormônios gestacionais, a inflamação da gengiva pode ser mais acentuada quando há presença de placa dentária. Isso acontece quando a pessoa fica longos períodos sem fazer higienização. Se a gestante tem uma higiene bucal correta, fazendo uso de fio dental diário e escovando os dentes com pasta adequada, não haverá inflamação gengival.
- É melhor evitar o tratamento odontológico durante a gravidez
FALSO – O tratamento odontológico pode e deve ser feito em qualquer fase da gravidez, principalmente nos casos de dor. O segundo trimestre acaba se tornando o momento mais oportuno para as gestantes realizarem o tratamento odontológico, pois, nesta fase, os enjoos já diminuíram e a posição na cadeira do dentista não gera tanto incômodo. Importante lembrar que na "Diretriz para prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: Tratamento em gestantes", a posição da cadeira, bem como o melhor período para o tratamento odontológico são abordados com maior detalhamento, sendo, portanto, recomendada a leitura.
- Grávidas podem fazer radiografias
VERDADEIRO – Além da exposição e quantidade de radiação serem muito baixas durante um exame de radiografia odontológica, deve ser utilizado um avental de chumbo que protege a mãe e o bebê da radiação.
- A gestante pode fazer qualquer procedimento odontológico
VERDADEIRO – O tratamento odontológico adequado não causa problema para a mãe nem para o bebê. Ao contrário, contribui para que a mulher tenha uma gestação mais tranquila, sem incômodo decorrente de infecções na boca e também contribui para o bebê nascer mais saudável.
- Os dentes enfraquecem durante a gestação
FALSO – Os dentes da gestante não perdem cálcio para formar os dentes do bebê. O cálcio e os nutrientes necessários para a formação dos dentes do bebê são fornecidos pela alimentação da gestante. Além disso, a gravidez não causa cárie. O consumo frequente de alimentos açucarados e ultraprocessados somado à falta de higiene bucal adequada é que podem ocasionar o aparecimento de cáries.
Quer saber mais? Leia no guia "Saúde Bucal da Gestante".