Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícias

Comissão aprova projeto que proíbe menores de 12 anos de trocar mensagens em jogos eletrônicos

Fred Linhares quer reduzir chance de assédio contra adolescentes /Renato Araujo/Câmara dos Deputados A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que proíbe a troca de mensagens entre usuários menores de 12 anos e outros jogadores em jogos eletrônicos.


Fred Linhares quer reduzir chance de assédio contra adolescentes /Renato Araujo/Câmara dos Deputados

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que proíbe a troca de mensagens entre usuários menores de 12 anos e outros jogadores em jogos eletrônicos. A medida é inserida no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A proposta também proíbe os jogos que coletam dados pessoais de seus usuários de disponibilizar publicamente informações sobre as crianças que usam o game.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), ao Projeto de Lei 5261/20, do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC).

A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, nas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Mudança
O relator incluiu no texto uma multa, de R$ 100 a R$ 500 por cópia do jogo, para a empresa que comercializar produtos em desconformidade com as novas regras. Ele também reduziu a idade de proibição de troca de mensagens (de 14 anos para 12 anos).

Evitando assédio
Segundo Linhares, o projeto visa evitar que crianças sejam aliciadas por adultos em jogos eletrônicos. Ele citou vários casos em que isso aconteceu. "Situações como essa continuarão acontecendo enquanto medidas contundentes para o enfrentamento do problema não forem tomadas", disse.

O relator afirmou ainda que o texto aprovado oferece uma "solução simples e eficaz para o problema".

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Politica Notícias Destaque-texto-1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!