Aconteceu nessa terça-feira (26) a solenidade de troca de comando, temporariamente, do Governo do Estado. O governador Eduardo Riedel (PSDB) e o seu vice, José Carlos Barbosa (PP), irão se ausentar pelo próximos dias de Mato Grosso do Sul e, por conta disso, o presidente da Assembleia Legislativa (ALEMS), deputado estadual Gerson Claro (PP), foi ‘empossado’ no cargo.
De acordo com as informações, Eduardo Riedel vai estar de licença (férias) entre hoje até o dia 14 de janeiro de 2024. Na linha de sucessão administrativa, o vice-governador Barbosinha deveria ser o governador em exercídio nesse meio tempo, mas ele também vai estar afastado até o dia 02 de janeiro. Com isso, o presidente da ALEMS, que é o terceiro na hierarquia, é quem deve assumir as funções administrativas.
"O governador Eduardo Riedel tira esta licença e como o vice-governador também está ausente, assumo o comando do Estado por uma semana, enquanto presidente da Assembleia Legislativa, nessa linha de sucessão. É uma responsabilidade muito grande, já que nós temos um Estado bem administrado, com as contas em dia, em franco desenvolvimento, os números demonstram isso”, comentou Gerson Claro.
De acordo com a assessoria de imprensa da governadoria, o governador em exercídio terá que cumprir agendas que já estão programadas. “Espero, em uma semana, manter os compromissos do Governo e devolver conforme o recebi. Espero cumprir meu papel constitucional. ( ) Nós temos algumas agendas com prefeitos e vereadores e leis para sancionar. Vamos em Sidrolândia e outro município para inaugurar obras", finalizou.
Eduardo Riedel passou o comando do Governo do Estado enaltecendo a confiança em Gerson Claro. "O presidente da Assembleia Legislativa assume o Estado com todas as responsabilidades. O Estado não para nunca. Todos os 365 dias do ano, dia e noite, alguém tem que responder pelo Estado. E o presidente assumirá como governador, neste período. E vai ter obra para lançar, decreto para assinar, lei para promulgar”, disse.
Ainda em sua fala, frizou que esse é o funcionamento e o dia a dia do Estado. “Aí a relação de total confiança sabendo que ele tem absoluto conhecimento de tudo que está andando pelo Estado e muita responsabilidade. Então desejo sucesso nestes dias como governador do Estado", finalizou Eduardo Riedel.
A autorização de recesso, de 26 de dezembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024 – período no qual o governador pode se ausentar do Estado e do País –, foi publicada por meio de Decreto Legislativo no dia 13 de dezembro. Pela programação, a chefia do Poder Executivo será exercida por Gerson Claro no período de 26 de dezembro a 1° de janeiro. No período de 2 a 14 de janeiro o vice-governador assumi a função.