A senadora Simone Tebet (MDB) vai integrar a comitiva do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá no Egito. A ex-presidenciável comunicou ao Senado que participará do evento no dia 6 de novembro deste ano e as despesas não serão custeadas pelo Senado.
Na terça-feira, Lula confirmou que foi convidado pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, presidido pelo governador do Amapá, Waldez Góes, para participar do principal encontro mundial sobre meio ambiente.
Ao participar da comitiva de Lula na primeira viagem internacional do petista após a vitória no 2º turno, a senadora mostra o tamanho do prestígio no grupo petista.
A ida de Lula à COP seria uma primeira sinalização da retomada do protagonismo do Brasil na questão ambiental. Outros líderes mundiais importantes deverão estar na conferência, como os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da França, Emanuelle Macron, e mesmo a recém-eleita primeira-ministra de direita da Itália, Giorgia Meloni.
O presidente Jair Bolsonaro, derrotado por Lula, não deverá ir à COP.