O aumento dos preços é maior nos estabelecimentos classificados com duas (366%) e três estrelas (475%). Em julho deste ano, o custo médio de uma diária na cidade era 169 euros (R$ 907). Para reservar uma acomodação em julho do ano que vem vai ser preciso desembolsar, em média, 699 euros.
Paris é um dos destinos turísticos mais desejados do mundo. São cerca de 50 milhões de visitantes por ano, mesmo sem o chamariz de uma olimpíada.
A disparada de preços acontece mesmo com a estimativa da Secretaria de Turismo de que 90% dos torcedores olímpicos serão franceses e muitos irão se hospedar na casa de amigos ou familiares.
Para o dia da cerimônia de abertura da Olimpíada, 26 de julho, metade dos hotéis já estão sem vagas, e o preço médio é de 1.033 euros. Os dados são de um estudo de uma associação de consumidores da França que pesquisou 80 estabelecimentos.
Com isso, o custo com a hospedagem é mais do que o dobro do valor do ingresso mais caro colocado à venda em novembro para a abertura. Os preços variavam de ? 90 a ? 500.