Alerta vermelho, laranja ou amarelo? Veja o que significam as cores do Inmet

Avisos são emitidos de acordo com o nível de perigo de cada situação meteorológica e variam de potencial até grande risco Devido aos diversos fenômenos climáticos que aconteceram em 2023, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu vários alertas de possíveis perigos.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Avisos são emitidos de acordo com o nível de perigo de cada situação meteorológica e variam de potencial até grande risco

Devido aos diversos fenômenos climáticos que aconteceram em 2023, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu vários alertas de possíveis perigos. Para isso, o instituto utilizou cores para diferenciar cada um. Mas, nem todo mundo sabe o que esses avisos significam.

No total, o órgão tem três tipos de alertas: amarelo, laranja e vermelho. Cada um deles representa um nível diferente de perigo — indo de um possível risco até um grande risco.

O alerta amarelo, considerado o menos perigoso dos três, indica situação de perigo potencial. Ele é utilizado em situações meteorológicas que podem ser perigosas.

Quando esse aviso é emitido, o Inmet aconselha que a população tome cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico e não se exponha sem necessidade. 

Já o alerta laranja significa que o fenômeno climático pode causar uma situação de perigo. Nesses casos o instituto pede que todos fiquem atentos e informados sobre as condições meteorológicas, além de seguir os conselhos das autoridades.

O último alerta, e mais preocupante, é o de cor vermelha, que indica uma situação de grande perigo. Ele prevê fenômenos meteorológicos de intensidade atípica e com grande probabilidade da ocorrência de graves danos e acidentes.

Esse aviso também é um sinal para riscos à integridade física ou até mesmo à vida humana. Por isso, o Inmet pede que todos se mantenham informados sobre as condições meteorológicas, siga todas as instruções e conselhos das autoridades e se preparem para medidas de emergência.

Fonte: R7