Agência gov
O Governo Federal anuncia a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (V CNPM). A confirmação da agenda, que acontecerá em 2025, foi publicada no Diário Oficial da União, na Resolução nº 5 do Ministério das Mulheres, após reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), órgão colegiado ligado à pasta.
Em um processo pré-conferência, o órgão liderado pela ministra Cida Gonçalves trabalha desde agosto no "Mapa Colaborativo das Mulheres Brasileiras" , que coleta informações de organizações, redes, grupos e movimentos de mulheres e feministas em todas as regiões do País. O objetivo é promover a inclusão de todas as brasileiras no debate e na construção da 5ª edição do encontro nacional, além de avançar na defesa da vida das mulheres e no combate à misoginia, a partir do entendimento de que é necessário um engajamento de toda a sociedade para garantir o respeito às mulheres.
Com isso, o Ministério retoma oficialmente o processo de debates e consultas entre Conselhos dos Direitos das Mulheres, dialogando com dificuldades e anseios de cada um desses grupos no âmbito das políticas públicas a serem implementadas para as brasileiras. Esses diálogos resultarão em propostas a serem apresentadas na Conferência.
Histórico
A IV edição da Conferência Nacional de Política para as Mulheres foi realizada na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016, em Brasília, com duração de três dias de debates e participação de cerca de três mil delegadas. A etapa nacional promoveu debates sobre propostas municipais, intermunicipais e estaduais – de ações para as mulheres – centrados no tema "Mais direitos, participação e poder para as mulheres".
Clique aqui para acessar a resolução Nº 5, de 15 de dezembro de 2023, sobre a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Por: Ministério das Mulheres