Espaço no centro de Campo Grande ensina princípios de física para a população

O Espaço Energia é aberto para toda a população e funciona de segunda a sexta.

Espaço no centro de Campo Grande ensina princípios de física para a população
O Espaço Energia é aberto para toda a população e funciona de segunda a sexta. Espaço Energia, no Jardim dos Estados em Campo Grande

Energisa

Informação, inovação e tecnologia: a proposta do Espaço Energia para apresentar princípios da física de forma dinâmica, é uma iniciativa feita pela Energisa e tem um espaço para experimentos, história e mostras culturais em um só ambiente.

O Espaço Energia surgiu em 2015 na avenida Afonso Pena, na área central de Campo Grande, para entreter e ensinar a população, principalmente os estudantes das escolas públicas e privadas. Desde a sua abertura, já recebeu cerca de 60 mil pessoas. Em 2018, o lugar foi totalmente modernizado e trouxe o formato digital e interativo de realidade aumentada. No ano passado, foram registrados 8,8 mil visitantes.

O lugar visa a reflexão no caminho que a eletricidade percorre, desde ligar a televisão até acender luzes e ligar eletrônicos. Aprender sobre esse universo, com informações lúdicas, faz a diferença para as crianças e a oportunidade de aprender e praticar no dia a dia.

O Gerador de Van de Graaff, experimento de eletricidade estática

Energisa

"O Espaço Energia tem dois objetivos: a educação, a formação, o conhecimento básico de eletricidade, de economia de energia, conservar energia, mas também é um espaço para as artes. Por lá já passaram vários artistas regionais; procuramos valorizar os artistas locais", diz Marcelo Vinhaes, diretor-presidente da Energisa do Mato Grosso do Sul.

A iniciativa conta com uma unidade móvel equipada com materiais interativos que percorre todo o estado, para levar conhecimento sobre eficiência energética para todos os públicos.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, localizado na Avenida Afonso Pena, 3.901.

*Estagiária sob supervisão de Anderson Viegas.

Veja mais vídeos de Mato Grosso do Sul: