Cerca de 6,2 mil candidatos que tiveram redações zeradas no vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem até às 23h59 deste domingo (14) para recorrer do resultado.
Ao todo, 6.276 vestibulandos, incluindo treineiros, zeraram a redação, segundo Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), responsável pelo vestibular. Também, no Edital divulgado na última quinta-feira (11), nenhum candidato tirou 1.000 mil, a nota máxima. Os mais bem colocados, conforme rápida análise do edital publicado na quinta-feira (11), foram duas notas com 950 pontos e uma, com 925. Também aparecem alguns candidatos com 900 e outros, com 875 pontos.
Para os concorrentes que fizeram a prova presencial, o tema foi “O Direito às artes como direito à condição humana”. Quem fez a prova digital teve de discorrer sobre “filtros em redes sociais: regulamentar o uso ou conscientizar a população sobre os malefícios que eles podem gerar?”
A situação gerou revolta dos participantes do processo seletivo e até mesmo de professores, logo após, a publicação oficial dos resultados, divulgada pelas redes sociais da Universidade.
"Muitas pessoas estão sendo prejudicadas, testemunhando seus sonhos sendo frustrados, e tenho convicção de que isso se deve a correções inadequadas", destacou um dos comentários.
Além das redações zeradas, vestibulandos afirmam dificuldades para acessar o espelho da redação e reclamam da má elaboração da prova. "Esse vestibular foi uma palhaçada com os candidatos! Um desrespeito sem tamanho! Além de uma prova extremamente mal elaborada, agora a maioria das pessoas tirou 100 na redação? #FORAFAPEC O problema não está nos vestibulandos, está na banca!".
Professores de cursinhos e de escolas do ensino médio defendem uma revisão em massa ou até mesmo anulação total das notas de redação, já que estão prevendo uma enxurrada de recursos e, acreditam, não haverá tempo hábil para análise destes recursos, já que a previsão é de que o resultado final seja divulgado no próximo dia 26.
Em nota, a Fapec, disse que a distribuição se deu ao não cumprimento de critérios básicos na estrutura da redação (adequação ao tema, organização textual, estrutura dissertativo-argumentativa, coesão e emprego da norma padrão).
“A adequação temática é um dos primordiais critérios para a avaliação. No caso de fuga ao tema, por exemplo, o texto não é considerado pela banca avaliadora e o candidato recebe a nota padrão de 100 pontos", afirmou a Fapec.
Conforme a Fapec, uma equipe está de plantão e disponibiliza, pelo WhatsApp, um canal para tirar dúvidas pelo número (67) 99925-9405. Os telefones fixos também estão disponíveis, são eles: (67) 3345-5900; (67) 3345-5910; ou (67) 3345-5915. Candidatos também podem entrar em contato pelo e-mail concurso@fapec.org.
O espelho de redação dos candidatos está disponível na aba Área do Candidato, disposta no site fapec.org/concursos.