Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento exato em que um avião caiu em Belgorod, na Rússia, e matou 74 pessoas, sendo 65 delas prisioneiros ucranianos que, segundo o Kremlin, estavam sendo levados para trocar por prisioneiros russos. Na publicação, é possível ver ao fundo quando a aeronave perde altitude e minutos depois explode. A bordo estavam 65 prisioneiros do Exército ucraniano, transferidos para a região de Belgorod para uma troca, seis tripulantes e três acompanhantes, disse o ministro da Defesa russo. “Todos a bordo morreram", informou o governador da região, Vyacheslav Gladkov. Na primeira reação oficial russa, o Ministério da Defesa garantiu que no momento do acidente o avião militar transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos que seriam trocados por prisioneiros russos detidos pelo Exército ucraniano. Segundo a agência de notícias pública ucraniana "Ukrinform", o avião de transporte militar russo Il-76 transportava mísseis para os sistemas antiaéreos S-300 que a Rússia utiliza regularmente para bombardear a Ucrânia. Kiev, contudo, ainda não confirmou oficialmente a informação. O acidente aconteceu por volta das 11h (5h no horário de Brasília). Belgorod faz fronteira com a Ucrânia e é alvo regular de ataques de mísseis e drones vindos de Kiev. A Rússia, por sua vez, não parou de bombardear a Ucrânia desde que lançou sua ofensiva, em fevereiro de 2022. A guerra no Leste Europeu completa dois anos no dia 24 de fevereiro.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp! WhatsApp
:batedor: :bum: BREAKING: Ukrainian Armed Forces sources confirm the shooting down of a Russian IL-76 military plane transporting S-300 missiles over Belgorod region in Russia.
The rumor of Ukrainian POWs being on board the plane is FALSE. pic.twitter.com/2GtszJYI8v— Igor Sushko (@igorsushko) January 24, 2024