Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Reprovadas pelo TCE-MS

Ex-prefeito de Costa Rica tem contas reprovadas pelo TCE-MS por dois anos seguidos

Multa foi aplicada pela irregularidade nas contas de 2017


Em parecer prĂ©vio, conselheiro do foi contrĂĄrio à aprovação das contas anuais do governo, relativo ao ano de 2018. Os conselheiros então, em sessão ordinĂĄria, deliberaram por unanimidade e nos termos do voto do relator pela emissão do parecer prĂ©vio contrĂĄrio à aprovação.

Foi feita recomendação para que os ordenadores de despesas adotem providĂȘncias para que as falhas detectadas naquele ano sejam corrigidas e que futuras ocorrĂȘncias sejam prevenidas.

Contas de 2017 reprovadas

O TCE-MS multou em dezembro de 2023 o ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, por contas irregulares. Dois acórdãos definem as multas para o ex-prefeito.

Segundo o TCE-MS, a remessa de prestação de contas e dos Balancetes Mensais do Fundo Municipal de Investimentos Sociais do exercĂ­cio financeiro de 2017 não compromete os resultados das contas de gestão.

Contudo, a inconsistĂȘncia das demonstrações "incide em  e recomendação". Assim, foi definida multa de 80 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de ReferĂȘncia de Mato Grosso do Sul) para o ex-gestor do municĂ­pio.

JĂĄ no segundo acórdão, o TCE-MS aponta irregularidades na prestação de contas anuais da gestão de 2015.

Foi constatada divergĂȘncia entre os valores do balanço orçamentĂĄrio no demonstrativo da despesa autorizada com a realizada e com o apresentado no somatório dos valores dos decretos e tabela. Os apontamentos se referem ao Fundo Municipal de  de Costa Rica.

Neste acórdão, a multa foi de 30 Uferms. Nas duas situações, o TCE-MS recomendou que os ordenadores de despesas atuais adotem providĂȘncias para que as falhas detectadas pelo Tribunal sejam devidamente corrigidas. AlĂ©m disso, pediu que os gestores tomem providĂȘncias para prevenir ocorrĂȘncia futura de impropriedades semelhantes.

Por fim, a soma das multas Ă© de 110 Uferms, que totaliza mais de R$ 5,2 mil para o ex-prefeito da cidade.

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!