As informações foram divulgadas nessa quarta-feira (14), sendo as fiscalizações realizadas no período do dia 9 a 13 de fevereiro, sempre das 22h às 4h. As blitzes foram desencadeadas nas Avenidas. Júlio de Castilho, Ernesto Geisel, Afonso Pena, Duque de Caxias e a Costa e Silva, além das ruas Brilhante e Antônio Pinto da Silva.
Para as autoridades de trânsito, a operação neste ano foi um verdadeiro sucesso e indica a mudança de comportamento dos condutores. “Balanço bastante positivo, mostrando que a maioria dos cidadãos campo-grandenses cumpriram as normas de trânsito”, ressaltou a nota do BPMTran à imprensa.
A Operação Lei Seca foi desenvolvida pelo BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) e o DETRAN-MS (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul) para cumprir a Lei 11.705/2008 (Lei Seca), que proíbe qualquer consumo de álcool na direção e estabelecer um teor alcoólico para a caracterização de crime.
Apesar de ser lícita a recusa em realizar o teste do bafômetro, o motorista está sujeito às mesmas sanções que sofreria se estivesse soprado com resultado positivo, ou seja, infração gravíssima, multa de R$ 2.934,70 reais e suspensão do direito de dirigir por até 12 (doze) meses.
O BPMTran e o DETRAN-MS estão empenhados em conscientizar a população e estimular a mudança de hábitos no trânsito, por esse motivo estão intensificando a fiscalização para assegurar o cumprimento das normas, coibir as infrações e contribuir para a redução dos sinistros causados pelos condutores embriagados.