A cada 38 minutos um homem perde a vida para o câncer de próstata e o preconceito ainda é um dos principais motivos que impedem a prevenção

O mês de novembro é direcionado para a conscientização e prevenção, pois cerca 37 homens perdem a vida todos os dias para o câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer.

A cada 38 minutos um homem perde a vida para o câncer de próstata e o preconceito ainda é um dos principais motivos que impedem a prevenção

Criado em 2011 pelo instituto Lado a Lado tendo como inspiração o movimento australiano Movember (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro) e a campanha internacional Outubro Rosa, para o câncer de mama.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa em torno de 20 gramas e é semelhante a uma castanha, localizada abaixo da bexiga tem sua principal função a produção do esperma.

O câncer de próstata está entre as doenças malignas que mais matam homens no Brasil, podendo ter origem através do histórico familiar, quando pai, irmão e tio possa ter tido, em homens negros a incidência desse tipo de câncer é ainda maior, e a obesidade são os principais fatores de risco para homens a partir de 45 anos.

Apesar das constantes campanhas de prevenção e alerta para que realizem os exames periódicos, os homens ainda relutam devido ao preconceito com a forma mais eficaz de descoberta da doença.

Para que se descubra em estágio inicial do câncer de próstata é necessário que ele faça regularmente exames preventivos, pois os sintomas aparecem normalmente quando o tumor já está em fase avançada, dificultando então a cura.

"O exame de toque retal é um exame absolutamente tranquilo. Ele demora por volta de sete segundos, o que não fere em nada a integridade do homem". – Dr. Fernando Maluf, Oncologista e Fundador do Instituto Vencer o Câncer.

Em estágio avançado os sintomas como dores ao urinar e vontade de urinar com frequência são os primeiros a alertar, assim como dores óssea e a presença de sangue na urina e/ou de sêmen.

O exame de toque retal ainda é o mais indicado e também eficaz, pois será através dele que o médico irá avaliar as alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, além desse pode ser realizado também o PSA (exame de sangue antígeno prostático especifico), podendo ser solicitado quaisquer outros exames como as biopsias, que realizam a retirada de fragmentos da próstata para análise.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual do paciente.

Para prevenir-se do câncer de próstata o homem pode optar por ter uma boa alimentação, praticar atividades físicas e manter-se em peso adequado.