Histórias de superação e sucesso no agro marcam 05 anos de "Transformando Vidas"

Luz, Câmera e Ação! Já são 05 anos que a editoria 'Transformando Vidas' leva os personagens do agro de Mato Grosso do Sul para o Brasil a fora através da internet.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Existe um longo caminho percorrido no trabalho até iniciar as gravações. Tudo começa na reunião de pauta, quando são escolhidos os temas com as equipes técnicas de diversas áreas do Sistema Famasul.

"Depois dessa seleção, a expectativa é conhecer essas histórias pessoalmente. E sempre nos surpreendemos ao ver a garra do produtor rural", disse a jornalista Michelle Machado.

Após a elaboração de um cronograma, pé na estrada! Desta vez, a primeira parada foi em Terenos, no Assentamento Santa Mônica, na propriedade do Kléber Fagundes, que foi o primeiro entrevistado do Transformando.

"É uma satisfação receber vocês de novo aqui principalmente pelo trabalho que a gente vem fazendo. Mostrar tudo o que temos aqui pelos vídeos é um incentivo também para quem está começando", conta o produtor rural.

Há 05 anos, quem teve a oportunidade de conversar com ela foi o jornalista do Sistema Famasul, Leandro Abreu, que também participou da criação do projeto.

"Nós pensamos em concretizar isso na série de depoimentos. No começo, nós apostávamos muito nesse projeto, mas não imaginávamos que fosse possível chegar ao quinto ano com todo esse sucesso", relata.

Próximo a Terenos, a equipe seguiu até Rochedo, onde reencontraram Zélia Maria. O vídeo da produtora de uvas fez o maior sucesso no Instagram com uma das maiores visualizações do Sistema Famasul na rede social.

"Aparecer no Transformando foi divertido porque as pessoas me diziam que tinha visto a minha entrevista. A divulgação desse trabalho do Senar deixa claro que nós conseguimos ter um bom trabalho no campo e com as oportunidades as coisas acontecem da melhor forma", explica Zélia.

Para o Transformando Vidas, a distância não é um problema, por isso a viagem continua para Itaporã. Dessa vez, foi o momento de estar novamente com as irmãs Marlúcia e Maria, que se tornaram referência na produção de goiaba, com a assistência do Senar/MS. O vídeo do Transformando Vidas ajudou a alavancar as vendas das produtoras.

"No nosso vídeo mostramos as receitas que a nossa mãe nos ensinou, toda a dedicação dela com a gente e esse projeto transformou mesmo a nossa vida", diz Marlúcia.

"Depois da divulgação nós começamos a vender muito mais. Tivemos até que dispensar algumas encomendas. Foi muito gratificante esse trabalho aqui com a gente", relata Maria.

Das goiabas para as plantinhas, ou melhor, para a amiga delas! Em Três Lagoas, quem recebe os jornalistas foi a Lyara, mais conhecida na internet como 'Amiga das Plantinhas'. A influencer bateu o recorde de visualizações no canal do Youtube. Neste encontro nostálgico, Lyara relembrou como foi participar do Transformando contando um pouco da sua história e sobre os cursos de floricultura que fez pelo Senar/MS.

"Eu comecei a receber oportunidades de Dourados, Ponta Porã, Campo Grande e outras cidades para mostrar meu trabalho. Foi tão importante que eu recebi um convite para ministrar um curso no Sindicato Rural. Então foi muito bom participar desse projeto tão lindo", conta Lyara.

"Cada história tem uma importância muito grande no legado do Transformando Vidas. É muito bacana ver o Senar fazendo a diferença na vida de tantas pessoas, e, muito além disso, evidenciando o quanto o campo faz a diferença para todos nós", afirma o jornalista José Pereira.

Esses foram só alguns dos momentos marcantes do Transformando Vidas nesses 5 anos. São pessoas e exemplos de como é possível melhorar o trabalho no campo e como a busca por capacitação traz resultados para esses produtores.

"Eu vejo que os produtores têm uma satisfação muito grande de mostrar a melhora que eles tiveram nas suas propriedades. A gente fica muito dentro da sala aqui na Famasul, então o Transformando Vidas é a oportunidade de a gente ver o sucesso do Senar/MS e que nós fazemos a diferença na vida dessas pessoas", afirma Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul.