Segundo informação da própria PF, ele seria um morador da região e teria errado o caminho para casa. O suspeito ainda prestarĂĄ mais informações em depoimento.
O carro teria desrespeitado o bloqueio, mas sem conseguir se aproximar do palĂĄcio, cuja portaria fica a cerca de 400 metros de distância do edifĂcio. Em seguida, o indivĂduo fugiu do local no próprio automóvel usado na tentativa de invasão.O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Silva estavam na residĂȘncia no momento da ocorrĂȘncia, mas em segurança. Sem dar detalhes sobre o ocorrido, a PF disse, em nota, que aguarda informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da PresidĂȘncia da RepĂșblica, responsĂĄvel pelos bloqueios e abordagens nas imediações dos prĂ©dios e residĂȘncias oficiais do presidente e vice.
À reportagem, o GSI informou que houve tentativa de furar o bloqueio na via que dĂĄ acesso aos palĂĄcios Jaburu - residĂȘncia do vice-presidente Geraldo Alckmin - e Alvorada.
A reportagem procurou a Secretaria de Comunicação Social da PresidĂȘncia da RepĂșblica (Secom), que confirmou o incidente, sem detalhes.
Após desobedecer à ordem de parada no bloqueio e prosseguir na via, o automóvel teve os pneus furados pelo dispositivo com perfuradores de metal usado para evitar o avanço de veĂculos não autorizados. Os seguranças efetuaram disparos com arma de fogo, mas, apesar disso, o motorista conseguiu deixar o local sem ser detido.
Este não Ă© o primeiro episódio de tentativa de invasão das residĂȘncias oficiais do presidente e vice-presidente da RepĂșblica em BrasĂlia. HĂĄ diversas ocorrĂȘncias documentadas nas Ășltimas dĂ©cadas. Na manhã do dia 5 de outubro de 2008, por exemplo, um homem identificado como Denis tentou invadir o PalĂĄcio da Alvorada e acabou baleado na perna. Ele chegou a atravessar o espelho d'ĂĄgua e correu em direção ao prĂ©dio. A segurança presidencial fez um disparo para o alto e depois o acertou. Denis foi socorrido em um hospital e operado. Ele não explicou o motivo da tentativa de invasão.
Cinco anos antes, em 10 de junho de 2003, o mecânico de veĂculos Carlos Xavier Filho, 39 anos, tambĂ©m tentou invadir o PalĂĄcio da Alvorada. Ele chegou a investir contra o portão de ferro da entrada da residĂȘncia oficial com um automóvel Fiat Uno. Foi barrado pelo dispositivo de segurança que furou os pneus do carro. Mesmo assim, prosseguiu e bateu no portão. Acabou preso e alegou que tentava agendar uma audiĂȘncia com o presidente Lula.
Em 2011, no dia 18 de janeiro, um homem tambĂ©m tentou invadir a residĂȘncia oficial com um automóvel. Ele foi detido e levado para a delegacia.
Sob a gestão de Michel Temer, no dia 28 de junho de 2011, um adolescente tentou invadir o mesmo prĂ©dio durante a noite. O rapaz acelerou o carro em que estava na direção do bloqueio de segurança e ultrapassou a grade de proteção. Foram relaizados disparos de advertĂȘncia. O veĂculo só parou numa ĂĄrea interna do palĂĄcio.